Projeto Mão Amiga vai orientar estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itapema

A prevenção ao suicídio e a importância de valorizar a vida agora farão parte dos temas trabalhos nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Itapema. A Secretaria de Educação e Saúde lançaram nesta quinta-feira (12/09) o Projeto Mão Amiga na Escola Francisco Victor Alves, no Bairro Morretes, primeira unidade a receber o projeto.

A cerimônia contou com a participação da Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, a Secretária de Cultura, Noeli Thomé, e a Secretária de Assistência Social e de Lazer, Marinês Kepler Nunes. Durante a abertura, a Diretora da Rede Municipal de Ensino Márcia Bonin emocionou a todos com a apresentação de uma composição própria, a música ela Vale a pena Viver. Em seguida os alunos acompanharam a palestra com a psicóloga Ana Cardoso.

O Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, destacou a importância do projeto. “Todos os anos sempre trabalhos no mês de setembro com a prevenção voltada ao adulto. Este ano, com os casos que envolvendo crianças e adolescentes, nossa proposta foi desenvolver o projeto diretamente voltado aos alunos. Agradeço ao profissional Coordenador do CAPS Cleyton Partika e a Chefe de Educação Inclusiva, Silvia Monteiro, pelo envolvimento na realização deste projeto”, explicou.

Já a Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, explica como será aplicado o projeto. “Nesse primeiro vamos contemplar as Escolas Francisco Victor Alves e Bento Elói Garcia aqui no Bairro Morretes  e em seguida será implantado em toda a Rede Municipal de Ensino. O trabalho será com capacitação aos professores sobre como identificar e agir em situações de risco, bem como orientação e ajuda emocional aos alunos”, contou.