Relatório de balneabilidade do IMA aponta que 77,3% das praias de Santa Catarina são próprias para banho

Foi divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), relatório de balneabilidade de novembro. Próximo a temporada de verão 2019/2020, o relatório analisou os 500 quilômetros do Litoral Catarinense e chegou ao resultado de que 77,3% das praias do estado estão próprias para banho.

O IMA considera o ponto próprio para banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas no mesmo local tiver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. A E. coli é a bactéria mais encontrada na porção inferior de nosso trato gastrointestinal. O local é impróprio para banho quando esse número for superior.

No total, 177 pontos em Santa Catarina foram considerados próprios para banho nesta primeira análise, contra 52 impróprios. O relatório Nº 49 de 2019 foi divulgado na sexta-feira (08). Apesar do número ser positivo, o resultado deste mês é pior do que o de outubro, quando 85,2% das amostras eram próprias para banho. O mês de outubro teve o melhor resultado da pesquisa de balneabilidade de 2019.

Como estão as praias da região?

Itapema: as coletas em Itapema foram feitas no dia 05 de novembro. O resultado mostra que, na orla da cidade, cinco pontos estão próprios para banho, enquanto quatro estão impróprios. Na Meia Praia, as Ruas 319 e 261 e no Centro, as Ruas 149, 110 e 163 estão próprias para banho. Já as Ruas 205 e 227 da Meia Praia e 113 e 129E1 do Centro, estão impróprias.

Porto Belo: as coletas em Porto Belo foram feitas no dia 05 de novembro. O resultado mostra que, dos seis pontos analisados, quatro são próprios e dois impróprios. Os pontos próprios ficam nas Ruas Rubens Alves, Cap. Gualberto Leal Nunes, Manoel F. da S. Neto – ao lado do trapiche e João B. Guerreiro. Já os pontos impróprios ficam na Rua Alm. Fonseca Neves e na Foz do rio Perequezinho.

Bombinhas: a cidade de Bombinhas teve nove pontos analisados no dia 05 de novembro e ficou com saldo negativo: são cinco pontos impróprios e quatro próprios. Os pontos próprios são na Av. Água Marinha, altura do nº 3.244, na Rua Castanheta, na Rua Ariramba à esquerda do riacho e na Rua Martin Pescador. Os pontos impróprios ficam na Rua Rio Madeira, Rua Tiriba, Av. Ver. Manoel José dos Santos, 1.149, Rua Jequiti próximo ao trapiche e no canto direito da praia, próximo ao riacho.

Balneário Camboriú: em Balneário, foram 16 pontos analisados e apenas dois deles são impróprios para banho, são eles os pontos no Pontal Norte e na Lagoa de Taquaras. As coletas em Balneário Camboriú foram feitas no dia 04 de novembro.

Informações mais detalhadas sobre o relatório podem ser acessadas no site do IMA: www.IMA.sc.gov.br. No endereço eletrônico o relatório completo está disponível, junto com um mapa interativo sobre a balneabilidade.