Santa Catarina tem 44 barragens incluídas numa relação anunciada pelo Governo Federal para receber fiscalização prioritária após a tragédia em Brumadinho (MG). A lista abrange todas as represas consideradas vulneráveis no país, enquadradas na categoria de risco alto ou com dano potencial alto.
Entre as unidades catarinenses estão 37 hidrelétricas e sete barragens de contenção de rejeitos de mineração. Todas são classificadas como de alto dano potencial pela Agência Nacional de Águas, mas apenas uma está na lista de alto risco: trata-se da barragem de mineração Novo Horizonte, controlada pela Carbonífera Catarinense em Lauro Müller.
Em um comunicado oficial, a empresa informou que a barragem encontra-se em processo de desativação, com apenas 4,5% da área original em operação. Outra barragem mantida pela empresa na cidade, conforme o comunicado, já foi aterrada e não está mais em operação. Ambas as estruturas foram vistoriadas em novembro, diz o texto.
Por determinação do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal, 3.386 barramentos serão vistoriados por seus respectivos órgãos fiscalizadores no país. É a primeira vez em que há uma decisão de governo determinando a inspeção dos empreendimentos que apresentam impacto com riscos de rompimento e à população.
FISCALIZAÇÃO EM SC
44 BARRAGENS
-37 HIDRELÉTRICAS
-7 CONTENÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO
CATEGORIA DE RISCO
-BAIXO 40
-MÉDIO 3
-ALTO 1
DANO POTENCIAL ASSOCIADO
-ALTO 44
BARRAGENS POR MUNICÍPIOS
(Algumas estruturas abrangem mais de um município)
Ipuaçu/São Domingos 4
Blumenau 4
Aratiba (RS)/ Itá (SC) 4
Rio dos Cedros 4
Piratuba (SC)/Maximiliano de Almeida (RS) 3
Treviso 3
Lauro Muller 3
Arvoredo/Xanxerê 2
Guatambú 2
Angelina/Major Gercino 1
Passos Maia 1
Tangará 1
Xanxerê/Xavantina 1
Abdon Batista 1
Curitibanos 1
Ponte Serrada 1
Abdon Batista/Anita Garibaldi/Campos Novos/Celso Ramos 1
Abelardo Luz/Ipuaçu/São Domingos 1
Faxinal dos Guedes/Ouro Verde 1
Faxinal dos Guedes/Xanxerê/Xavantina 1
Schroeder 1
Lages 1
Angelina 1
Siderópolis 1
FONTE. NSC TOTAL