Por: Ricardo Gebeluca | 31/01/2019

Santa Catarina tem 44 barragens incluídas numa relação anunciada pelo Governo Federal para receber fiscalização prioritária após a tragédia em Brumadinho (MG). A lista abrange todas as represas consideradas vulneráveis no país, enquadradas na categoria de risco alto ou com dano potencial alto.

Entre as unidades catarinenses estão 37 hidrelétricas e sete barragens de contenção de rejeitos de mineração. Todas são classificadas como de alto dano potencial pela Agência Nacional de Águas, mas apenas uma está na lista de alto risco: trata-se da barragem de mineração Novo Horizonte, controlada pela Carbonífera Catarinense em Lauro Müller.

Em um comunicado oficial, a empresa informou que a barragem encontra-se em processo de desativação, com apenas 4,5% da área original em operação. Outra barragem mantida pela empresa na cidade, conforme o comunicado, já foi aterrada e não está mais em operação. Ambas as estruturas foram vistoriadas em novembro, diz o texto.

Por determinação do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal, 3.386 barramentos serão vistoriados por seus respectivos órgãos fiscalizadores no país. É a primeira vez em que há uma decisão de governo determinando a inspeção dos empreendimentos que apresentam impacto com riscos de rompimento e à população.

FISCALIZAÇÃO EM SC

44 BARRAGENS

-37 HIDRELÉTRICAS

-7 CONTENÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

CATEGORIA DE RISCO

-BAIXO 40

-MÉDIO 3

-ALTO 1

DANO POTENCIAL ASSOCIADO

-ALTO 44

BARRAGENS POR MUNICÍPIOS

(Algumas estruturas abrangem mais de um município)

Ipuaçu/São Domingos 4

Blumenau 4

Aratiba (RS)/ Itá (SC) 4

Rio dos Cedros 4

 

Piratuba (SC)/Maximiliano de Almeida (RS) 3

Treviso 3

Lauro Muller 3

Arvoredo/Xanxerê  2

Guatambú 2

Angelina/Major Gercino 1

Passos Maia 1

Tangará 1

Xanxerê/Xavantina 1

Abdon Batista 1

Curitibanos 1

Ponte Serrada 1

Abdon Batista/Anita Garibaldi/Campos Novos/Celso Ramos 1

Abelardo Luz/Ipuaçu/São Domingos 1

Faxinal dos Guedes/Ouro Verde 1

Faxinal dos Guedes/Xanxerê/Xavantina 1

Schroeder 1

Lages 1

Angelina 1

Siderópolis 1

FONTE. NSC TOTAL