Saque emergencial do FGTS já está disponível para atingidos em Itapema

A população de Itapema que foi afetada pela enxurrada do dia 16 de janeiro de 2025 já pode solicitar o saque calamidade do FGTS. O procedimento deve ser feito diretamente pelo aplicativo do FGTS e está disponível para os trabalhadores que realizaram o cadastro prévio junto à Defesa Civil.

Documentos necessários para solicitação no aplicativo FGTS:

• Documento de identidade com foto (RG, CNH ou passaporte);
• Selfie segurando o documento de identidade (frente e verso visíveis);
• Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, internet, TV a cabo, gás ou fatura de cartão de crédito);
• Caso não tenha comprovante de residência, é possível comparecer à Defesa Civil para solicitar uma declaração;
• Certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a).

A Caixa Econômica Federal disponibilizou um modelo de passo a passo para a solicitação do saque. No entanto, no aplicativo, é necessário selecionar a opção de saque por calamidade pública, e não por motivo de doença.

Atendimento na Defesa Civil

Caso tenha dificuldades no acesso ao aplicativo, o trabalhador pode comparecer à Defesa Civil de Itapema para receber orientações. Todo o processo será realizado exclusivamente pelo app do FGTS, não sendo necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Os documentos necessários para atendimento na Defesa Civil são:
• Documento de identidade com foto;
• Carteira de Trabalho;
• Dados bancários para o saque;
• Comprovante de residência de até 120 dias da data da enxurrada (preferencialmente dos meses de novembro ou dezembro de 2024);
• E-mail e senha de acesso ao aplicativo.

O saque pode ser solicitado até o dia 8 de maio de 2025. Importante: trabalhadores que já realizaram o saque emergencial do FGTS nos últimos 12 meses não terão direito a um novo resgate.

Para mais informações, procure a Defesa Civil de Itapema (47) 3267-1550.