Secretaria de Cultura realiza Escuta Pública da Lei Aldir Blanc

Artistas, produtores culturais, coletivos e a população participaram nesta segunda-feira (11/08) da Escuta Pública sobre a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O encontro promovido pela Secretaria de Cultura aconteceu no Espaço Cultural Nelson Santos, no Bairro Centro.

Durante a reunião foram apresentados os princípios da política, os valores disponíveis e as possibilidades de uso dos recursos. Os participantes também puderam tirar dúvidas, elencar propostas e contribuições para garantir a aplicação dos recursos atenda ao setor cultural do município.

A elaboração do chamado Plano de Aplicação de Recursos (PAR) referente ao Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi conduzida pela Secretaria de Cultura com o apoio da produtora cultural Bárbara Kristensen com a colaboração do Conselho Municipal de Cultura, garantindo a ampla participação de todos e que as prioridades definidas refletissem as demandas reais do setor cultural.

Itapema será contemplada com uma verba no valor de R$ 567.511,04 que será dividida em um edital de Bolsa para Mestres e Mestras das culturas populares e tradicionais, por meio da Política Nacional de Cultura Viva, voltado ao reconhecimento e valorização dos detentores de saberes e fazeres tradicionais, e um edital de fomento a projetos culturais, destinado a apoiar iniciativas artísticas e culturais em diversas linguagens. em Edital de Fomento Cultural e Cultura Viva.

O próximo passo será a elaboração e divulgação dos editais para inscrição dos interessados em cadastrar projetos para os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

“Foi um momento importante de escutar os representantes dos vários setores envolvidos com a cultura e também definir sobre a elaboração do Edital da Lei Aldir Blanc”, destacou o Secretário de Cultura, Nego Joe.