O Carnaval em Itajaí também será marcado por ações de saúde. Insumos para segurança e métodos de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estarão disponíveis gratuitamente aos foliões durante os cinco dias de festa no Mercado Público. Profissionais de saúde ainda distribuirão leques com orientações e cuidados durante o evento.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí reforça a importância de se proteger e incentiva o uso de camisinha no período de folia. No Mercado Público de Itajaí, haverá dispensers nos banheiros com preservativos masculinos e femininos, além de géis lubrificantes. As ISTs, como sífilis, HIV, HPV e hepatites são causadas por vírus e bactérias e transmitidos em relações sexuais desprotegidas.
“As relações sexuais, com o uso combinado do preservativo e gel lubrificante, são mais confortáveis e seguras. Há diminuição do atrito e da possibilidade de provocar microfissuras nas mucosas genitais e anais, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microrganismos”, explica a enfermeira do setor de IST/AIDS/HIV, Jamille Roepcke Cardoso.
Previna-se
Para a prevenção do HIV, existem métodos adicionais para evitar a contaminação e infecção. Pessoas com dificuldade em usar a camisinha ou que estão mais expostas aos riscos de contaminação pelo HIV podem optar pela Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): medicação administrada antes das relações. A PrEP está disponível no Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Itajaí (Ceredi) mediante agendamento prévio, de segunda a sexta.
“Para ter acesso à PrEP, o cidadão deve fazer um cadastro, realizar os exames e fazer todo o acompanhamento para retirar o medicamento, que é de uso contínuo. Ele é voltado para pessoas mais vulneráveis ou um casal sorodiferente, composto por uma pessoa com HIV e outra sem HIV”, explica Jamille.
Já no caso de ter tido relação sexual sem preservativo ou com rompimento dele, ou mesmo de ter sofrido violência sexual, é direito do cidadão o acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP). A porta de entrada para a retirada dos medicamentos é uma consulta de urgência no Ceredi ou em qualquer Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A orientação é que os remédios sejam tomados em até 72h, preferencialmente nas primeiras duas horas, a fim de reduzir o risco de adquirir a infecção.
“Estamos com as UPAs abertas para esse atendimento sempre, mas intensificamos as orientações nesse Carnaval para a PEP, indicada para pessoas que tiveram alguma relação desprotegida e acham que podem ter se infectado com o HIV. O tratamento é feito por 28 dias”, reforça a enfermeira Jamille.
Outra medida de prevenção às ISTs que pode ser adotada antes da festa é a realização de testes rápidos. O teste pode ser realizado gratuita e sigilosamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no CEREDI. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos.
Se notar sinais de uma IST, procure uma unidade básica de saúde o mais breve possível e informe-se.