Universidades catarinenses mantém aulas, mas adotam medidas de prevenção

prevenção

As principais instituições de ensino de Santa Catarina estão avaliando a situação do avanço do coronavírus no Estado e a manutenção ou não das aulas.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) criou um comitê no dia 2 de março para discutir a questão da doença, que se reuniu nesta quinta (12) novamente.

A instituição, que tem uma comunidade acadêmica com mais de 70 mil pessoas, mantém as aulas, porém informou que adota partir de segunda (16), várias medidas para conter o avanço da doença.

Entre elas, estão a suspensão de solenidades nos auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas e shows; suspensão das atividades do Neti (Núcleo de Estudos da Terceira Idade), adiamento da Sepex (Semana de Pesquisa); suspensão de viagens de professores, alunos e técnicos.

Comunicação de viagens

A universidade também solicita a comunicação por parte da comunidade acadêmica de retornos de viagens (nacional ou internacional). Além disso também reforça ações de orientação e prevenção nos campi.

“Acreditamos que, com medidas como a suspensão de eventos e a comunicação de viagens e contatos com casos confirmados, será possível prevenir que pessoas que tenham algum sintoma frequentem as salas de aulas”, explicou o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

“Outro fator importante é focar no perfil dos mais vulneráveis, como os idosos. O perfil da maioria dos nossos estudantes não se enquadra nesse grupo de vulneráveis. Isso não impede que as pessoas, estudantes, técnicos ou docentes que apresentem algum sintoma dirijam-se a um serviço médico e observem o protocolo recomendado de permanecer em suas casas,” completou.

Universidade do Estado

Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) determinou a suspensão das viagens internacionais de servidores e alunos e das contratações de serviços para realização de novos eventos, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

As aulas e o expediente de trabalho da Udesc estão mantidos normalmente, de acordo com a última orientação do MSC (Ministério da Educação).

A suspensão das viagens internacionais é por tempo indeterminado. Remarcações dessas viagens e novas datas para eventos serão analisadas, informou a instituição.A necessidade de viagens em Santa Catarina e para outros Estados deve ser analisada por cada centro de ensino.

No caso de eventos, o objetivo é impedir a aglomeração de pessoas e assim a possível circulação do vírus.

Paralelamente, a universidade afirma que está reforçando as medidas de prevenção ao novo coronavírus e as ações de higienização. Serão ampliadas as compras de álcool-gel para toda a comunidade acadêmica, além de máscaras para alunos, professores e técnicos que atuam em cursos na área da saúde, como enfermagem e fisioterapia.

Instituto Federal de SC

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em nota divulgada nesta quinta (12), informa que mantém as aulas, conforme orientação do MEC (Ministério da Educação).

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, informa que a instituição irá aguardar as orientações desse Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação, do MEC, que já devem sair no início da próxima semana. “Também na próxima semana iremos fazer uma reunião da equipe de gestão para avaliar a manutenção de eventos e outras atividades”, complementa. O assunto será ponto de pauta na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir), que reúne os diretores-gerais dos 22 câmpus, na terça-feira (17).

“Vamos discutir o cenário e já traçar estratégias caso, infelizmente, tenhamos algum caso do IFSC envolvendo nossos alunos ou servidores. O que pedimos, no momento, é que nossa comunidade acadêmica siga as orientações do Ministério da Saúde para prevenir o contágio”, complementa Maria Clara.

Univali

A Univali (Universidade do Vale do Itajaí)  implantou um comitê para monitorar órgãos públicos e pensar ações preventivas e de contenção. A universidade está fazendo aquisição de álcool gel e irá esclarecer a comunidade acadêmica sobre o novo vírus.