Vila da Regata é primeiro lugar da América Latina a instalar filtro de lixo no rio

Equipamento chamado de Seabin chega ao Brasil pela iniciativa da Campanha Clean Seas, na Volvo Ocean Race

O cuidado com os oceanos e a remoção dos plásticos dos mares é um dos principais focos da Volvo Ocean Race, que segue no Brasil até o domingo (22/4). Através da parceria da “Formula 1 dos Mares” com a Campanha Clean Seas (#MaresLimpos), da ONU Meio Ambiente, o país larga na frente e é o primeiro da América Latina a aderir ao projeto Seabin, um filtro flutuante instalado em áreas de rios e mares para retirada de lixo. O equipamento foi colocado às margens da Vila da Regata, em Itajaí (SC).

O filtro foi instalado há menos de uma semana e já retirou centenas de amostras de micro plástico, poluentes que prejudicam e até podem levar a morte de animais marinhos. Também foram retirados diversos dejetos, como garrafas. A coordenadora da equipe de voluntários e da Team Base da Clean Seas na Volvo Ocean Race Itajaí, Stephania Sichel, conta que o filtro precisa ficar em área de pouca correnteza ou movimentação marítima, para garantir o seu perfeito funcionamento. “Ideal para marinas, píer e áreas mais retiradas, como aqui no trapiche da Vila da Regata”, explica.

Instalado próximo ao berço de atracação dos veleiros da Volvo Ocean Race, o filtro é movido a energia. Ao ser ligado, ele atinge altura limite do nível do rio, para que o lixo seja sugado até dentro do ralo. A equipe faz a troca do filtro a cada seis horas. “Após dias de chuva, a quantidade de lixo se torna maior e precisamos trocar a cada quatro horas”, acrescenta Stephania.

Domingo (15/4) repleto de ações

Com foco na limpeza dos oceanos, mais de 20 ações são realizadas até o domingo (22/4) pela Volvo Ocean Race em Itajaí. Uma das iniciativas de mais destaque é a chegada do Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas. A embarcação chega no domingo (15/4) e ficará até o último dia do evento aberta para visitação.

Também no domingo será realizada a limpeza das areias das praias do Atalaia, Morcego, Solidão e Cavernas, em Itajaí, em parceria com associações de surfe, Organizações Não Governamentais e Fundação do Meio Ambiente (Famai). As ações iniciam às 9h e seguirão até as 15h. A comunidade poderá auxiliar nesta grande ação. A concentração será na praia de Cabeçudas e na área central da praia do Atalaia. Ao mesmo tempo será realizada a limpeza das águas da beira-mar. Um catamarã parceiro do evento irá percorrer a orla com uma grande rede para retirar os dejetos encontrados no caminho.

Em paralelo, será realizado um campeonato de surfe com garrafas pet na praia do Atalaia. Os participantes poderão fazer as inscrições no local, mediante a troca de uma cesta básica. Todos receberão as pranchas confeccionadas por materiais retirados da natureza pelos integrantes da Associação de Surfe Amigos do Atalaia. “Pretendemos tornar este evento uma ação anual, para que a conscientização prevaleça e a reciclagem também”, afirma Nei Machado, presidente da associação.