Em 1972, em meio a uma crise econ\u00f4mica, o Chile passou algo parecido com o que os brasileiros est\u00e3o vivendo nesse momento. Uma greve de caminhoneiros, que durou 26 dias, terminou por agravar a situa\u00e7\u00e3o socioecon\u00f4mica do pa\u00eds e destituiu o ent\u00e3o presidente Salvador Allende.<\/p>\n
No Brasil, quase 80% dos servi\u00e7os de transporte de cargas s\u00e3o rodovi\u00e1rios. E, assim como no Brasil e Chile, a Fran\u00e7a tamb\u00e9m passou por uma greve em que toda cadeia de distribui\u00e7\u00e3o foi, basicamente, paralisada. No Chile, protestos contra a cria\u00e7\u00e3o de uma autoridade nacional de transporte deram in\u00edcio a paralisa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
O preju\u00edzo inicial ao pa\u00eds, naquela \u00e9poca, teria sido de cerca de 200 milh\u00f5es de d\u00f3lares. Se a greve fosse trazida aos dias atuais, esse valor daria um salto dr\u00e1stico para cerca de 1,2 bilh\u00e3o. O governo do ent\u00e3o presidente, Allende, teria promovido uma reuni\u00e3o com os caminhoneiros, no entanto, algumas das consequ\u00eancias eram irrevers\u00edveis.<\/p>\n
A paralisa\u00e7\u00e3o<\/p>\n
Cerca de um ano ap\u00f3s os protestos e paralisa\u00e7\u00f5es, em agosto de 1973, 40 mil caminhoneiros, juntamente com mais de 200 mil empres\u00e1rios voltaram a promover as paralisa\u00e7\u00f5es. O que resultou na deposi\u00e7\u00e3o do governo de Allende, devido a crise e instabilidade econ\u00f4mica que enfrentava o pa\u00eds.<\/p>\n
A segunda paralisa\u00e7\u00e3o foi mais forte e intensa do que a primeira, pois o pa\u00eds sul americano ainda se recuperava dos acontecimentos do ano anterior. O governo foi tomado pelo ex\u00e9rcito e a for\u00e7a nacional, incluindo um bombardeio ao pal\u00e1cio presidencial de La Moneda.<\/p>\n
Salvador Allende acabou se matando. A crise que afetava o pa\u00eds, juntamente com a greve, que j\u00e1 atingia cerca de 26 dias, fizeram com que o Minist\u00e9rio do Planejamento Nacional chileno emitisse um comunicado alertando sobre as consequ\u00eancias econ\u00f4micas que a paralisa\u00e7\u00e3o dos caminhoneiros estava resultando.<\/p>\n
“A agricultura est\u00e1 seriamente amea\u00e7ada, a ind\u00fastria desacelerou e o suprimento de commodities atingiu um ponto cr\u00edtico”, afirmava o relat\u00f3rio. Gonzalo Martner, o ent\u00e3o ministro da pasta tamb\u00e9m se posicionou a respeito: “Esta \u00e9 uma greve pol\u00edtica, com o objetivo de derrubar o governo com a ajuda do imperialismo”, afirmou Martner.\u00a0Via<\/span>\u00a0\u00a0Pragmatismo Pol\u00edtico,\u00a0Imagens<\/span>\u00a0Carlos Agaton\u00a0Portal CTB<\/p>\n Em 1972, em meio a uma crise econ\u00f4mica, o Chile passou algo parecido com o que os brasileiros est\u00e3o vivendo nesse momento. Uma greve de caminhoneiros, que durou 26 dias, terminou por agravar a situa\u00e7\u00e3o socioecon\u00f4mica do pa\u00eds e destituiu o ent\u00e3o presidente Salvador Allende. No Brasil, quase 80% dos servi\u00e7os de transporte de cargas […]<\/p>\n","protected":false},"author":24,"featured_media":136175,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[10],"tags":[5],"acf":[],"yoast_head":"\n