A Ag\u00eancia Nacional de Telecomunica\u00e7\u00f5es determinou que as operadoras criem em 30 dias uma lista de consumidores que n\u00e3o querem mais receber chamadas de telemarketing.<\/p>\n
Em Campo Grande, a advogada Elaine Corr\u00eaa Pereira toda hora tem de interromper o trabalho.<\/p>\n
\u201cAtrapalha no seu servi\u00e7o, atrapalha no seu momento de descanso, \u00e9 bem cansativo mesmo\u201d.<\/p>\n
Dez estados e uma capital t\u00eam leis para evitar abusos de empresas de telemarketing. Em S\u00e3o Paulo, as pessoas podem cadastrar o n\u00famero do telefone para bloquear chamadas desconhecidas. As exce\u00e7\u00f5es s\u00e3o empresas de filantropia, de cobran\u00e7a ou que mantenham alguma rela\u00e7\u00e3o com o cliente.<\/p>\n
No estado de S\u00e3o Paulo, mais de dois milh\u00f5es de consumidores se cadastraram para n\u00e3o receber liga\u00e7\u00f5es indesejadas.<\/p>\n
O que muita gente n\u00e3o sabe \u00e9 que, a partir do cadastro, o sistema n\u00e3o bloqueia automaticamente as liga\u00e7\u00f5es. As empresas \u00e9 que precisam consultar o banco de dados do Procon e deixar de ligar para quem n\u00e3o quer ser incomodado. Mas muitas n\u00e3o respeitam as regras.<\/p>\n
Cansado de receber ofertas de cart\u00e3o de cr\u00e9dito e telefonia, o comiss\u00e1rio de bordo Geovanne Danoti se cadastrou no Procon, mas n\u00e3o escapou da chatea\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
\u201cEu recebia em m\u00e9dia de 40 liga\u00e7\u00f5es por dia. Agora recebo em m\u00e9dia de 20 a 15\u201d.<\/p>\n
Para evitar estresse, ele adotou uma solu\u00e7\u00e3o dr\u00e1stica.<\/p>\n
\u201cEu acabo recusando por receio de ser uma empresa me ligando\u201d.<\/p>\n
O Procon diz que, quando as empresas desrespeitam o bloqueio, o consumidor deve registrar uma reclama\u00e7\u00e3o no site. S\u00f3 de janeiro a abril, foram mais de 12 mil reclama\u00e7\u00f5es procedentes. A multa varia de R$ 657 a quase R$ 10 milh\u00f5es.<\/p>\n
\u201cEsse n\u00famero de liga\u00e7\u00f5es indesejadas \u00e9 em decorr\u00eancia de abuso por parte das empresas. A gente acredita que a crise que o pa\u00eds tem passado faz com que as empresas aumentem esse tipo de inc\u00f4modo ao consumidor justamente para angariar mais clientes\u201d, disse Carlos Marera, diretor de Fiscaliza\u00e7\u00e3o do Procon-SP.<\/p>\n
A Anatel, Ag\u00eancia Nacional de Telecomunica\u00e7\u00f5es, deu 30 dias para que as operadoras criem uma lista para todo pa\u00eds de consumidores que n\u00e3o querem receber esse tipo de chamada e diz que est\u00e1 discutindo uma regulamenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
\u201cN\u00e3o falta fiscaliza\u00e7\u00e3o. Esse problema \u00e9 um problema recente na agenda e a gente ainda, na verdade, n\u00e3o tem uma regra federal que proteja o consumidor. Ent\u00e3o, neste momento, a gente precisa criar a regra\u201d, explicou Elisa Vieira, superintendente de Rela\u00e7\u00f5es com os Consumidores da Anatel.<\/p>\n
Mas n\u00fameros da pr\u00f3pria Anatel mostram que as reclama\u00e7\u00f5es v\u00eam subindo desde 2017. Foram 27 mil em 2018.<\/p>\n
O estudante Gabriel Santos n\u00e3o aguenta mais tanta liga\u00e7\u00e3o e pretende registrar as queixas a partir de agora.<\/p>\n
\u201cVer o que a gente pode fazer para ver se pode parar com essa enche\u00e7\u00e3o de saco. Manter a paz, hashtag paz\u201d.<\/p>\n
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