A Ag\u00eancia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai assinar, nesta segunda-feira (06), o contrato de concess\u00e3o da BR-101 Sul, em Santa Catarina, com a Concession\u00e1ria Catarinense de Rodovias S.A (CCR).\u00a0 A assinatura vai ocorrer \u00e0s 10h, em Jaguaruna, com a presen\u00e7a do diretor-geral em exerc\u00edcio da ANTT, Marcelo Vinaud Prado, e do ministro da Infraestrutura, Tarc\u00edsio Gomes de Freitas.<\/p>\n
O trecho concedido tem 220,42 km de extens\u00e3o e passa pelos munic\u00edpios catarinenses de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubar\u00e3o, Treze de Maio, Jaguaruna, Sang\u00e3o, I\u00e7ara, Crici\u00fama, Maracaj\u00e1, Ararangu\u00e1, Sombrio, Santa Rosa do Sul e S\u00e3o Jo\u00e3o do Sul. O empreendimento prev\u00ea investimentos de R$ 3,4 bilh\u00f5es e custos operacionais de R$ 4,0 bilh\u00f5es, nos 30 anos de dura\u00e7\u00e3o da concess\u00e3o.<\/p>\n
De acordo com o projeto de concess\u00e3o, a partir do 6\u00ba m\u00eas ser\u00e3o ofertados os servi\u00e7os operacionais, como socorro mec\u00e2nico, atendimento m\u00e9dico de emerg\u00eancia, sistema de informa\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00e3o ao usu\u00e1rio.<\/p>\n
Nos trabalhos iniciais (1\u00ba ano), que antecedem o in\u00edcio da cobran\u00e7a do ped\u00e1gio, ser\u00e3o executados servi\u00e7os para o atingimento de padr\u00f5es m\u00ednimos de seguran\u00e7a e conforto como reparos no pavimento e acostamento, adequa\u00e7\u00e3o da sinaliza\u00e7\u00e3o, recupera\u00e7\u00e3o dos elementos de seguran\u00e7a, recupera\u00e7\u00e3o emergencial de pontes, viadutos e drenagem, limpeza da faixa de dom\u00ednio, cadastro de todos os elementos da rodovia, entre outros.<\/p>\n
At\u00e9 o fim do per\u00edodo recupera\u00e7\u00e3o (5\u00ba ano), est\u00e3o previstas interven\u00e7\u00f5es como a recupera\u00e7\u00e3o estrutural de todos os seus elementos, bem como obras de melhorias em intercess\u00f5es, acessos, vias marginais e a constru\u00e7\u00e3o de faixas adicionais em pontos cr\u00edticos, que oferecer\u00e3o aos usu\u00e1rios mais seguran\u00e7a e fluidez do tr\u00e1fego.<\/p>\n
As obras previstas para serem executadas dentro de per\u00edodo de concess\u00e3o s\u00e3o as seguintes: implanta\u00e7\u00e3o de faixas adicionais (98 km), implanta\u00e7\u00e3o de vias marginais (70 km), implanta\u00e7\u00e3o de passarelas, rotat\u00f3rias, dispositivos em desn\u00edvel, adequa\u00e7\u00e3o de acessos, canaliza\u00e7\u00e3o de fluxos de tr\u00e1fego e outras medidas mitigadoras referentes \u00e0 seguran\u00e7a da rodovia, principalmente no que diz respeito aos conflitos frontais nas entradas e sa\u00eddas das vias marginais.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, a gera\u00e7\u00e3o de empregos \u00e9 destaque como benef\u00edcio da concess\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o. A estimativa \u00e9 de gerar mais de 1.000 empregos diretos e cerca de 500 empregos indiretos.<\/p>\n
Foi definido para o sistema rodovi\u00e1rio um esquema de pedagiamento com quatro pra\u00e7as. A primeira no km298,5, em Laguna, a segunda no km345,4 em Tubar\u00e3o, a segunda no km405,8 em Ararangu\u00e1 e a quarta no km458,7 em S\u00e3o Jo\u00e3o do Sul.<\/p>\n
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