Limitados pelas restri\u00e7\u00f5es impostas pelo isolamento social da pandemia do novo coronav\u00edrus, os consumidores brasileiros tiveram que se adaptar, e os comerciantes e empres\u00e1rios que dependem deles tamb\u00e9m.<\/p>\n
Uma nova pesquisa feita pelo Sebrae mostra que microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas de 18 estados brasileiros mudaram procedimentos e h\u00e1bitos j\u00e1 estabelecidos em seus neg\u00f3cios para tentar manter o ritmo econ\u00f4mico durante a pandemia. Segundo o estudo, o foco dos consumidores em relacionamentos online veio para ficar.<\/p>\n
Os dados s\u00e3o da pesquisa \u201cPequenos Neg\u00f3cios e o Enfrentamento da Crise do Coronav\u00edrus\u201d, um levantamento qualitativo realizado em duas etapas – entre abril e junho deste ano – em 11 segmentos empresariais, majoritariamente formados por microempresas (54% do total de pesquisados). Os ramos de atua\u00e7\u00e3o foram: varejo, alimenta\u00e7\u00e3o, moda, beleza e turismo.<\/p>\n
A pesquisa destaca a digitaliza\u00e7\u00e3o dos neg\u00f3cios, mas tamb\u00e9m mostra que v\u00e1rios ramos, como o de moda, adotaram uma abordagem \u201ch\u00edbrida\u201d, com fortalecimento de experi\u00eancias presenciais e o intenso uso de canais online em vendas e relacionamento com o mercado.<\/p>\n
Empres\u00e1rios do ramos de alimenta\u00e7\u00e3o afirmaram que ainda est\u00e3o procurando o modo mais vi\u00e1vel de realizar neg\u00f3cios mostrando para os clientes que as medidas sanit\u00e1rias necess\u00e1rias para afastar o perigo de cont\u00e1gio do novo coronav\u00edrus est\u00e3o sendo tomadas.<\/p>\n
Para o turismo, pequenas experi\u00eancias em roteiros regionais tendem a movimentar a economia. Atividades e pontos tur\u00edsticos ao ar livre, em grupos reduzidos, s\u00e3o o foco de empres\u00e1rios do setor. Os tours virtuais tamb\u00e9m se consolidaram, e apresentam boa resposta dos consumidores nas redes sociais. Uma experi\u00eancia chamada \u201cQuarenTour Colaborativo\u201d leva visitantes a lugares tur\u00edsticos da cidade do Rio de Janeiro. Os clientes s\u00e3o convidados a colaborar com valores entre R$ 10 e 20 para ajudar nos custos da empresa, que n\u00e3o est\u00e1 funcionando normalmente por causa da pandemia.<\/p>\n
\u201cA ideia surgiu como uma forma de manter o relacionamento com nosso cliente e de nos manter no mercado. A participa\u00e7\u00e3o tem sido boa e as pessoas t\u00eam contribu\u00eddo\u201d, informou Gabriela Palma, s\u00f3cia da empresa Sou + Carioca, que guia os passeios virtuais.<\/p>\n
A empresa tamb\u00e9m tem realizado lives com a participa\u00e7\u00e3o de especialistas de diversas \u00e1reas e lan\u00e7ou um e-book com sugest\u00f5es de 50 lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro com vendas dispon\u00edveis por meio de plataforma online. \u201cEstamos preparados para retornar com tranquilidade, assim que poss\u00edvel. Sabemos que o turismo local tem boas expectativas na retomada e como j\u00e1 trabalhamos com isso h\u00e1 cinco anos, temos tudo pronto para atender nosso cliente\u201d, destacou.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Limitados pelas restri\u00e7\u00f5es impostas pelo isolamento social da pandemia do novo coronav\u00edrus, os consumidores brasileiros tiveram que se adaptar, e os comerciantes e empres\u00e1rios que dependem deles tamb\u00e9m. Uma nova pesquisa feita pelo Sebrae mostra que microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas de 18 estados brasileiros mudaram procedimentos e h\u00e1bitos j\u00e1 estabelecidos em seus neg\u00f3cios […]<\/p>\n","protected":false},"author":45,"featured_media":165237,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[12],"tags":[5],"acf":[],"yoast_head":"\n