A Casa Madre Tereza de Calcut\u00e1, realizou uma pesquisa com uma amostra de 60 crian\u00e7as e adolescentes atendidos pela institui\u00e7\u00e3o, com rela\u00e7\u00e3o ao acesso \u00e0 internet e equipamentos necess\u00e1rios para assistirem as aulas no per\u00edodo de pandemia. O question\u00e1rio desenvolvido e aplicado pela Assistente Social Maria Fernanda Schmitt Bunn, est\u00e1 centrado em quatro\u00a0 principais perguntas: 1. Tem acesso \u00e0 internet? 2. Tem computador em casa? 3. Est\u00e1 conseguindo estudar e\/ou assistir \u00e0s aulas?\u00a0 4. De que forma tem estudado?<\/p>\n
Vale lembrar que a institui\u00e7\u00e3o atende cerca de 200 crian\u00e7as e adolescentes de regi\u00f5es vulnerabilizadas do munic\u00edpio, e optou por manter atividades de incentivo \u00e0 leitura com o Clube do Livro e acompanhamento socioassistencial, e n\u00e3o por atividades remotas.<\/p>\n
Com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 primeira pergunta realizada, se h\u00e1 acesso a internet, 47% afirmam ter acesso a internet em casa, 35% n\u00e3o tem acesso e 18% t\u00eam acesso cedido por terceiros, como vizinhos. Desses 35% que t\u00eam acesso e 18% que tem acesso, relatam a dificuldade de acessar as atividades devido a baixa velocidade da internet.<\/p>\n
Sobre possu\u00edrem computador em casa, apenas 7% relatam ter o aparelho em casa, os outros 93% relatam ter acesso pelo celular, e que a dificuldade encontrada \u00e9 al\u00e9m da velocidade da internet, o fato de o aparelho em geral ser compartilhado.<\/p>\n
Quanto \u00e0 quest\u00e3o sobre estarem conseguindo estudar e\/ou assistir \u00e0s aulas 93% afirmam estar estudando de alguma forma, seja acompanhando online ou retirando materiais na escola, demais 7% afirmam n\u00e3o estar estudando de nenhuma forma.<\/p>\n
Quando questionados sobre de qual forma est\u00e3o estudando 7% afirmam estar estudando exclusivamente pela internet, 63% exclusivamente pelo material impresso disponibilizado pela escola, 27% utilizam os dois m\u00e9todos, e 1% afirma n\u00e3o estar estudando de nenhuma forma.<\/p>\n
Ressalta-se que estes dados foram levantados exclusivamente com crian\u00e7as e adolescentes atendidos pela Casa Madre Tereza de Calcut\u00e1. Que as dificuldades mais comuns encontradas al\u00e9m da falta de equipamentos adequados (computador e internet de qualidade), a falta de preparo do aluno e de seu cuidador para a realiza\u00e7\u00e3o das atividades tamb\u00e9m foram relatadas.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
Reportagem: Instituto Arax\u00e1 – Projeto Sua Causa Nossa Causa<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A Casa Madre Tereza de Calcut\u00e1, realizou uma pesquisa com uma amostra de 60 crian\u00e7as e adolescentes atendidos pela institui\u00e7\u00e3o, com rela\u00e7\u00e3o ao acesso \u00e0 internet e equipamentos necess\u00e1rios para assistirem as aulas no per\u00edodo de pandemia. O question\u00e1rio desenvolvido e aplicado pela Assistente Social Maria Fernanda Schmitt Bunn, est\u00e1 centrado em quatro\u00a0 principais perguntas: […]<\/p>\n","protected":false},"author":24,"featured_media":167906,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[34],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\n