O Procon-SP notificou o Facebook, na \u00faltima sexta-feira (20), e pediu esclarecimentos sobre as reclama\u00e7\u00f5es que vem recebendo de usu\u00e1rios do Instagram.<\/p>\n
A entidade de defesa do consumidor pediu \u00e0 rede social que explique se o Instagram pode ser utilizado para a comercializa\u00e7\u00e3o de produtos ou servi\u00e7os e como o consumidor pode ter acesso aos dados desses perfis (raz\u00e3o social, endere\u00e7o, formas de contato).<\/p>\n
Consumidores reclamam que compraram por meio de alguns desses perfis, n\u00e3o receberam os produtos e n\u00e3o conseguem mais contato com o fornecedor.<\/p>\n
O pedido de esclarecimento acontece alguns dias antes da Black Friday, evento que marcado para o pr\u00f3ximo dia 27 em que lojas promovem descontos e promo\u00e7\u00f5es e que costuma movimentar as vendas.<\/p>\n
Muitas contas do Instagram que comercializam produtos e servi\u00e7os n\u00e3o t\u00eam CNPJ, endere\u00e7o f\u00edsico ou virtual e, ao tentar encontr\u00e1-las ap\u00f3s o produto\/servi\u00e7o n\u00e3o ser entregue, os perfis simplesmente desaparecem.<\/p>\n
Ao acionar o Instagram, a plataforma alega n\u00e3o ter os dados necess\u00e1rios para localizar o fornecedor, ficando imposs\u00edvel buscar uma repara\u00e7\u00e3o para o preju\u00edzo sofrido.<\/p>\n
Apenas no Procon-SP, o produto Pelewow \u2013 que tem mais de um perfil na plataforma \u2013\u00a0 \u00e9 respons\u00e1vel por 150 queixas de consumidores que n\u00e3o receberam o produto e n\u00e3o conseguem mais contato sequer para exercer o direito de arrependimento (cancelar a compra no prazo de sete dias).<\/p>\n
“Ao permitir perfis que comercializam, o Instagram tamb\u00e9m integra a cadeia de fornecimento e, em caso de problemas com a compra, ao n\u00e3o disponibilizar informa\u00e7\u00f5es do fornecedor, dever\u00e1 ser responsabilizado”, diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.<\/p>\n
Em recente enquete feita no Stories do Instagram do Procon-SP, 65% dos consumidores revelaram ter tido problemas ao comprar nas redes sociais, alternativa cada vez mais usada, seja pela praticidade ou rapidez.<\/p>\n
Mas \u00e9 fundamental que as plataformas adotem pol\u00edtica de acompanhamento e controle em rela\u00e7\u00e3o aos perfis com pr\u00e1ticas comerciais a fim de garantir que a legisla\u00e7\u00e3o seja cumprida, segundo o Procon-SP.<\/p>\n
\n
Em nota, o Procon-SP tamb\u00e9m afirma que n\u00e3o pede informa\u00e7\u00f5es ao consumidor e n\u00e3o envia mensagens via whatsapp.<\/p>\n