Ap\u00f3s crescer 1,2% em 2020 e fechar dezembro j\u00e1 livre das perdas causadas pela pandemia do novo coronav\u00edrus, o volume de vendas do com\u00e9rcio abriu 2021 em queda de 0,2%. Trata-se do terceiro resultado negativo consecutivo do setor.<\/p>\n
Na compara\u00e7\u00e3o com o mesmo per\u00edodo de 2020, o varejo registrou queda de 0,3%, primeira taxa negativa ap\u00f3s sete meses consecutivos de resultados positivos, apontam dados da PMC (Pesquisa Mensal de Com\u00e9rcio<\/a>) divulgados nesta sexta-feira (12), pelo IBGE<\/a> (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica).<\/p>\n Para Cristiano Santos, gerente da pesquisa, o resultado \u00e9 um reflexo da menor capacidade de consumo das fam\u00edlias ap\u00f3s o fim do aux\u00edlio emergencial, que levou os indicadores \u00e0 estabilidade em novembro (-0,1%), uma queda em dezembro (-6,2%), e, agora, outra estabilidade em janeiro (-0,2%).<\/p>\n Das oito atividades investigadas, quatro tiveram taxas negativas na compara\u00e7\u00e3o com dezembro, influenciando o resultado de janeiro. Entre elas, aparecem os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-26,5%) e tecidos, vestu\u00e1rio e cal\u00e7ados (-8,2%).<\/p>\n As demais quedas vieram de m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos (-5,9%), hipermercados, supermercados, produtos aliment\u00edcios, bebidas e fumo (-1,6%). J\u00e1 o com\u00e9rcio de combust\u00edveis e lubrificantes (-0,1%) ficou est\u00e1vel no primeiro m\u00eas de 2021.<\/p>\n Por outro lado, apresentaram melhoras na passagem de dezembro para janeiro os setores de outros artigos de uso pessoal e dom\u00e9stico (+8,3%), artigos farmac\u00eauticos, m\u00e9dicos, ortop\u00e9dicos, de perfumaria e cosm\u00e9ticos (+2,6%) e equipamentos e material para escrit\u00f3rio, inform\u00e1tica e comunica\u00e7\u00e3o (2,2%) impactaram positivamente o indicador.<\/p>\n Na an\u00e1lise do com\u00e9rcio varejista ampliado, que inclui ve\u00edculos e materiais de constru\u00e7\u00e3o, a queda do volume de vendas em janeiro foi de 2,1% ante dezembro. A segunda varia\u00e7\u00e3o negativa seguida do \u00edndice foi puxada pelo resultado negativo do setor de ve\u00edculos, motos, partes e pe\u00e7as (-3,6%), enquanto material de constru\u00e7\u00e3o variou positivamente (0,3%).<\/p>\n \u201cJaneiro foi um m\u00eas de repique da pandemia, com restri\u00e7\u00f5es de funcionamento de estabelecimentos comerciais em alguns Estados, que refletiram de maneira mais forte no setor de ve\u00edculos”, avaliou Santos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ap\u00f3s crescer 1,2% em 2020 e fechar dezembro j\u00e1 livre das perdas causadas pela pandemia do novo coronav\u00edrus, o volume de vendas do com\u00e9rcio abriu 2021 em queda de 0,2%. Trata-se do terceiro resultado negativo consecutivo do setor. Na compara\u00e7\u00e3o com o mesmo per\u00edodo de 2020, o varejo registrou queda de 0,3%, primeira taxa negativa […]<\/p>\n","protected":false},"author":45,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[327,12],"tags":[397,5],"acf":[],"yoast_head":"\n