Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oatlantico/public_html/wp-content/themes/Newspaper/functions.php:604) in /home/oatlantico/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":172937,"date":"2021-04-27T11:14:59","date_gmt":"2021-04-27T14:14:59","guid":{"rendered":"https:\/\/oatlantico.com.br\/?p=172937"},"modified":"2021-04-27T11:15:15","modified_gmt":"2021-04-27T14:15:15","slug":"educacao-tem-retrocesso-de-8-a-10-anos-na-america-latina","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/oatlantico.com.br\/educacao-tem-retrocesso-de-8-a-10-anos-na-america-latina\/","title":{"rendered":"Educa\u00e7\u00e3o tem retrocesso de 8 a 10 anos na Am\u00e9rica Latina"},"content":{"rendered":"

A grave crise socioecon\u00f4mica provocada pela pandemia de covid-19 vai representar um retrocesso educativo de oito a dez anos na Am\u00e9rica Latina, onde cerca de 17 milh\u00f5es de alunos dos \u00faltimos anos do ensino m\u00e9dio e os primeiros da universidade se ver\u00e3o for\u00e7ados a abandonar os estudos, segundo estimativas da OEI (Organiza\u00e7\u00e3o dos Estados Ibero-americanos<\/a>).<\/p>\n

S\u00e3o filhos de fam\u00edlias de baixa renda que ficar\u00e3o mais pobres, n\u00e3o poder\u00e3o pagar as mensalidades e, por isso, voltar\u00e3o para casa para “ajudar” na composi\u00e7\u00e3o da renda familiar trabalhando, principalmente mulheres de regi\u00f5es suburbanas e rurais, advertiu o secret\u00e1rio-geral da OEI para Educa\u00e7\u00e3o, Ci\u00eancia e Cultura, Mariano Jabonero, em entrevista \u00e0 Ag\u00eancia Efe.<\/p>\n

Com isso, n\u00e3o v\u00e3o voltar aos centros de ensino secund\u00e1rio ou universit\u00e1rio aqueles que mais precisam dessas institui\u00e7\u00f5es, que representam “o \u00fanico caminho, uma oportunidade de promo\u00e7\u00e3o social e trabalhista”, conforme ressaltou Jabonero.<\/p>\n

<\/h3>\n

MAIS POBRES, MENOS INSTRU\u00cdDOS.<\/h3>\n

A pandemia do novo coronav\u00edrus for\u00e7ou a interrup\u00e7\u00e3o tempor\u00e1ria de atividades educacionais, deixando 180 milh\u00f5es de estudantes latino-americanos confinados e com perdas de aprendizado de 25%, de acordo com uma an\u00e1lise preliminar da OEI.<\/p>\n

Isso significa “um impacto na perda de competitividade e produtividade”, alertou Jabonero, al\u00e9m de destacar que as crian\u00e7as e os jovens podem se tornar mais pobres no futuro.<\/p>\n

As perdas se devem especialmente ao fato de que a educa\u00e7\u00e3o \u00e0 dist\u00e2ncia n\u00e3o tem sido difundida em ampla escala. Quase 50% dos lares da regi\u00e3o latino-americana n\u00e3o possuem conex\u00e3o \u00e0 internet, e essa grande lacuna digital prejudica principalmente aqueles que mais precisam da educa\u00e7\u00e3o, os mais pobres.<\/p>\n

Jabonero frisou que “superar esta divis\u00e3o digital, encurtando-a ou eliminando-a” para evitar uma diferen\u00e7a “educacional e social muito forte” \u00e9 imprescind\u00edvel.<\/p>\n

<\/h3>\n

DIGITALIZA\u00c7\u00c3O E MODELO EDUCACIONAL DIFERENTE.<\/h3>\n

Sobre como reverter a situa\u00e7\u00e3o, o secret\u00e1rio geral da OEI afirmou que \u00e9 preciso “confiar na tecnologia e na digitaliza\u00e7\u00e3o” por meio de um modelo educacional diferente, sem voltar ao anterior \u00e0 pandemia, “ineficiente e de baixa qualidade, com grande desigualdade social”.<\/p>\n

A Am\u00e9rica Latina precisa de uma escola “mais inclusiva, mais equitativa, com maior qualidade e para todos, e que todos tenham acesso \u00e0 educa\u00e7\u00e3o \u00e0 dist\u00e2ncia e presencial, essencial para a maturidade educacional e a intera\u00e7\u00e3o social”, disse.<\/p>\n

 <\/p>\n