Casos suspeitos e confirmados<\/strong><\/h2>\nA orienta\u00e7\u00e3o \u00e9 que os casos de s\u00edndrome gripal sejam afastados e encaminhados ao servi\u00e7o de sa\u00fade. Aqueles confirmados com Covid-19 devem ficar fora das escolas por um per\u00edodo de dez dias ap\u00f3s os sintomas e retornar ap\u00f3s, pelo menos, 24h sem febre ou sintomas respirat\u00f3rios.<\/p>\n
J\u00e1 as pessoas com infec\u00e7\u00f5es graves de Covid-19 devem permanecer afastadas por 20 dias ap\u00f3s in\u00edcio dos sintomas. Assim como a situa\u00e7\u00e3o anterior, s\u00f3 retornam ap\u00f3s um dia inteiro sem sintomas. Quem teve contato pr\u00f3ximo com os casos suspeitos ou confirmados deve ser afastado e monitorado. Caso apare\u00e7am sintomas, deve ser realizados teste ap\u00f3s o quinto dia.<\/p>\n
Entre os alunos de 0 a 6 anos, todo o grupo dever\u00e1 ser afastado por 14 dias ap\u00f3s caso suspeito ou confirmado. A Dive\/SC ressalta que as barreiras de prote\u00e7\u00e3o coletivas s\u00e3o mais fr\u00e1geis entre os pequenos.<\/p>\n
As aulas dever\u00e3o ser suspensas por at\u00e9 duas semanas em caso de surto de Covid-19. Eles ocorrem quando h\u00e1 pelo menos tr\u00eas ou mais infec\u00e7\u00f5es confirmadas na mesma sala ou ambiente dentro de um per\u00edodo de 14 dias desde o inicio dos sintomas do primeiro caso.<\/p>\n
\u201cConsidera-se contato pr\u00f3ximo todas as pessoas que tiveram contato direto com o caso suspeito ou confirmado por um per\u00edodo m\u00ednimo de 15 minutos sem utilizar as barreiras de prote\u00e7\u00e3o (m\u00e1scara, distanciamento social de 1,0 a 1,5 m), ou que teve contato f\u00edsico direto (por exemplo, apertando as m\u00e3os), ou que compartilharam materiais escolares, ou que fizeram lanches ou efei\u00e7\u00f5es pr\u00f3ximos, ou que compartilharam assento pr\u00f3ximo no transporte. Considerar o per\u00edodo de transmissibilidade entre dois dias antes e 10 dias ap\u00f3s o in\u00edcio dos sintomas\u201d, espec\u00edfica a nota.<\/p>\n
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Etiqueta refor\u00e7ada<\/strong><\/h2>\nA promo\u00e7\u00e3o da vacina\u00e7\u00e3o, conforme o avan\u00e7o das campanhas, e das medidas de prote\u00e7\u00e3o dever\u00e1 ser intensificado nas escolas. M\u00e1scaras devem ser utilizadas por todos trabalhadores e alunos de seis anos ou mais, sendo supervisionado para os pequenos de tr\u00eas a cinco anos. \u00c9 somente dispensado aos menores de tr\u00eas anos e aqueles com dificuldade.<\/p>\n
Aos trabalhadores recomenda-se uso dos tipos N95 e PFF2. O distanciamento m\u00ednimo dever\u00e1 ser mantido em 1m dentro das salas de aula e de 1,5m nos demais ambientes. Demais etiquetas, como evitar aglomera\u00e7\u00f5es, lavagem frequente das m\u00e3os e etiqueta respirat\u00f3rios dever\u00e3o ser intensificados.<\/p>\n
A ventila\u00e7\u00e3o deve ser melhorada, mantendo janelas e portas abertas e ventiladores ligados. Estes \u00faltimos devem ser configurados para baixa velocidade e direcionados aos cantos desocupados. A orienta\u00e7\u00e3o \u00e9 que os ventiladores de teto sejam ligados no fluxo reverso, \u201cmandando o ar\u201d para cima Deve-se evitar que o vento flua de uma pessoa para outra.<\/p>\n
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Por que a Delta preocupa?<\/strong><\/h2>\nA nota t\u00e9cnica lista uma s\u00e9rie de estudos que atestam a gravidade da Delta: a possibilidade de aumento substancial de casos com risco de satura\u00e7\u00e3o do sistema de sa\u00fade (OMS) e transmissibilidade cerca de 97% maior que a original e risco de interna\u00e7\u00e3o duas vezes maior (Imperial College de Londres).<\/p>\n
Al\u00e9m disso, \u201cindiv\u00edduos vacinados infectados com esta variante podem ser capazes de transmitir o v\u00edrus t\u00e3o facilmente quanto \u00e0queles que n\u00e3o foram vacinados\u201d, segundo a CDC (Centers for Disease Control and Prevention).<\/p>\n
A muta\u00e7\u00e3o se propagou mesmo nos pa\u00edses com altas taxas de vacina\u00e7\u00e3o, como Israel, obrigando novamente a ado\u00e7\u00e3o de medidas sanit\u00e1rias mais restritivas. Na \u00faltima semana de junho os Estados Unidos registraram 72 mil novos casos de Covid-19 por influ\u00eancia da variante. Um quinto dos infectados eram crian\u00e7as.<\/p>\n
Dos 63 casos confirmados no Estados, tr\u00eas s\u00e3o adolescentes \u2013 um jovem de 12 anos e outros de 17 anos.\u00a0 A maior parte dos registros atinge moradores dos grupos et\u00e1rios de 20 a 29 e 30 a 39 anos \u2013 17 casos foram registrados em cada uma das faixas et\u00e1rias.<\/p>\n
Procurada pela reportagem, a SED destacou o projeto de testagem de casos suspeitos, que deve ser aplicado at\u00e9 o fim de 2021 em regi\u00f5es com maiores \u00edndices de contamina\u00e7\u00e3o. \u201cA Secretaria de Estado da Educa\u00e7\u00e3o segue estabelecendo e cumprindo medidas para garantir a seguran\u00e7a de alunos e profissionais da educa\u00e7\u00e3o que atuam nas escolas durante a pandemia\u201d, informou a pasta.<\/p>\n
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Confira todas as medidas<\/strong><\/h2>\n\nPromover a vacina\u00e7\u00e3o de alunos e trabalhadores eleg\u00edveis, conforme a disponibilidade das vacinas por faixa et\u00e1ria ou grupo priorit\u00e1rio;<\/li>\n Promover comportamentos que reduzam o risco de transmiss\u00e3o de COVID-19;<\/li>\n Recomenda-se o uso de m\u00e1scaras de melhor qualidade, como as N95, PFF2 ou similares para os trabalhadores dos estabelecimentos de ensino;<\/li>\n Manter o distanciamento f\u00edsico m\u00ednimo de 1,0 m (um metro) de raio em sala de aula;<\/li>\n Manter o distanciamento f\u00edsico m\u00ednimo de 1,5 m (um metro e meio) nos demais ambientes, incluindo alimenta\u00e7\u00e3o e nas aulas pr\u00e1ticas de educa\u00e7\u00e3o f\u00edsica;<\/li>\n Evitar aglomera\u00e7\u00f5es, principalmente nos hor\u00e1rios de entrada e sa\u00edda de alunos e nos intervalos, bem como a perman\u00eancia em espa\u00e7os com pouca ventila\u00e7\u00e3o;<\/li>\n Lavagem frequente de m\u00e3os com \u00e1gua e sab\u00e3o ou \u00e1lcool gel 70%;<\/li>\n Etiqueta respirat\u00f3ria, cobrindo o nariz e a boca ao tossir e espirrar com o antebra\u00e7o e eliminar len\u00e7os e m\u00e1scaras usadas no lixo;<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Ventila\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\nManter aberta janelas e portas para aumentar o fluxo de ar externo;<\/li>\n Utilizar ventiladores para aumentar a efic\u00e1cia das janelas abertas, mantendo-o em baixa velocidade e direcionando- o para um canto desocupado da sala, evitando coloc\u00e1-los de forma que o ar flua diretamente de uma pessoa para outra;<\/li>\n Utilizar ventiladores de teto em baixa velocidade e na dire\u00e7\u00e3o do fluxo reverso (de modo que o ar seja puxado para cima, em dire\u00e7\u00e3o ao teto);\u25cfCertificar-se de que os exaustores dos banheiros e cozinhas estejam funcionais e operando em sua capacidade total;<\/li>\n Quando existir sistemas de climatiza\u00e7\u00e3o artificial e forem aplic\u00e1veis os Planos de Manuten\u00e7\u00e3o, Opera\u00e7\u00e3o e Controle (PMOC), estes devem estar implantados e atualizados;<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Monitoramento<\/strong><\/h3>\n\nMonitorar diariamente a sa\u00fade dos alunos e trabalhadores, realizando busca ativa daqueles que apresentem sinais e sintomas gripais, como: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabe\u00e7a, tosse, coriza, congest\u00e3o nasal ou obstru\u00e7\u00e3o nasal, falta de ar, dor no corpo, les\u00f5es na pele, diarr\u00e9ia, v\u00f4mito, perda de olfato e paladar;<\/li>\n Ampliar a divulga\u00e7\u00e3o, por meio visual e sonoro, em linguagem acess\u00edvel para toda a comunidade escolar, de avisos sobre a correta utiliza\u00e7\u00e3o das m\u00e1scaras, adequada higieniza\u00e7\u00e3o das m\u00e3os com \u00e1gua e sab\u00e3o ou \u00e1lcool gel 70%, do respeito ao distanciamento f\u00edsico e da import\u00e2ncia de se evitar tocar olhos, nariz e boca; e<\/li>\n O procedimento principal para identifica\u00e7\u00e3o de pessoas com sinais e sintomas \u00e9 a triagem autodeclarada de alunos e trabalhadores. Orienta-se que todos devem ser orientados a se autoavaliar quanto \u00e0 presen\u00e7a de sinais e sintomas de s\u00edndrome gripal, caracterizado por: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabe\u00e7a, tosse, coriza, congest\u00e3o ou obstru\u00e7\u00e3o nasal, falta de ar, dor no corpo, les\u00f5es na pele, diarreia, v\u00f4mito, dist\u00farbios olfativos ou dist\u00farbios gustativos.<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Plano de conting\u00eancia<\/strong><\/h3>\n\nCada estabelecimento de ensino dever\u00e1 organizar em seu Plano de Conting\u00eancia as seguintes medidas para identifica\u00e7\u00e3o e condu\u00e7\u00e3o de casos suspeitos ou confirmados para COVID-19, a fim de combater e mitigar o cont\u00e1gio da doen\u00e7a:<\/li>\n Os trabalhadores e alunos devem informar ao respons\u00e1vel ou ao profissional de refer\u00eancia do estabelecimento de ensino, caso apresentem sintomas de s\u00edndrome gripal ou convivam com pessoas sintom\u00e1ticas, suspeitas ou confirmadas com COVID-19;<\/li>\n O estabelecimento de ensino deve realizar o monitoramento di\u00e1rio dos trabalhadores e alunos com sintomas de s\u00edndrome gripal, em todos os turnos;<\/li>\n Selecionar e treinar trabalhadores, como pontos focais, para conduzirem as a\u00e7\u00f5es ao se depararem com indiv\u00edduo com s\u00edndrome gripal;<\/li>\n O monitoramento de casos suspeitos dever\u00e1 ser mantido e, caso o aluno, trabalhador ou visitante apresente sintomas este dever\u00e1 ser orientado a procurar uma unidade de assist\u00eancia \u00e0 sa\u00fade do munic\u00edpio, sendo promovido o isolamento imediato;<\/li>\n Organizar o estabelecimento escolar de forma a disponibilizar uma sala de isolamento para casos que apresentem sintomas de s\u00edndrome gripal;<\/li>\n Promover o isolamento imediato de qualquer pessoa que apresente os sintomas gripais e realizar as seguintes a\u00e7\u00f5es.<\/li>\n se o aluno for menor de idade, comunicar imediatamente aos pais ou respons\u00e1veis, mantendo-o em \u00e1rea segregada de outros alunos, sob supervis\u00e3o de um respons\u00e1vel trabalhador da institui\u00e7\u00e3o, respeitando as medidas de distanciamento e utiliza\u00e7\u00e3o de Equipamento de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPI), aguardando a presen\u00e7a dos pais ou respons\u00e1veis para os devidos encaminhamentos pelos familiares ou respons\u00e1veis;<\/li>\n . se o aluno for maior de idade, mant\u00ea-lo em \u00e1rea segregada com acompanhamento de um trabalhador do estabelecimento, respeitando as medidas de distanciamento e utiliza\u00e7\u00e3o de EPI at\u00e9 a defini\u00e7\u00e3o dos encaminhamentos;c. se for trabalhador (inclusive professor) afast\u00e1-lo imediatamente das suas atividades at\u00e9 elucida\u00e7\u00e3o do diagn\u00f3stico.<\/li>\n Definir fluxos claros de condu\u00e7\u00e3o e sa\u00edda dos casos suspeitos da sala de isolamento e do estabelecimento escolar; e<\/li>\n Notificar e encaminhar imediatamente os casos suspeitos para a Vigil\u00e2ncia Epidemiol\u00f3gica local, para orienta\u00e7\u00f5es, encaminhamentos e testagem.<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Infec\u00e7\u00f5es suspeitas ou confirmadas<\/strong><\/h3>\n\nOs estabelecimentos de ensino devem monitorar a ocorr\u00eancia de casos de COVID-19 entre alunos e trabalhadores e intervir prontamente para controlar a dissemina\u00e7\u00e3o de infec\u00e7\u00f5es. Devem notificar imediatamente a Secretaria Municipal de Sa\u00fade, e colaborar para a realiza\u00e7\u00e3o das etapas seguintes \u00e0 notifica\u00e7\u00e3o;<\/li>\n Para testagem de casos suspeitos e seus contatos pr\u00f3ximos (sintom\u00e1ticos e assintom\u00e1ticos), podem ser utilizados testes do tipo RT-qPCR ou r\u00e1pido de ant\u00edgeno.<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Infec\u00e7\u00f5es em alunos com mais de seis anos<\/strong><\/h3>\n\nTodos os casos suspeitos (sintom\u00e1ticos) de S\u00edndrome Gripal (SG) devem ser afastados das atividades presenciais, devendo ser encaminhados para um servi\u00e7o de sa\u00fade para atendimento e realiza\u00e7\u00e3o de testagem para confirma\u00e7\u00e3o diagn\u00f3stica;<\/li>\n Os casos de S\u00edndrome Gripal (SG) confirmados de COVID-19 devem permanecer afastados das atividades presenciais pelo per\u00edodo de 10 dias ap\u00f3s o in\u00edcio dos sintomas, podendo retornar ap\u00f3s esse per\u00edodo desde que esteja h\u00e1 pelo menos 24 horas sem apresentar febre ou sintomas respirat\u00f3rios;\u2013 Os casos confirmados de COVID-19 graves e\/ou hospitalizados devem permanecer afastados pelo per\u00edodo de 20 dias ap\u00f3s o in\u00edcio dos sintomas, podendo retornar ap\u00f3s esse per\u00edodo desde que esteja h\u00e1 pelo menos 24 horas sem apresentar febre ou sintomas respirat\u00f3rios;<\/li>\n Considera-se contato pr\u00f3ximo todas as pessoas que tiveram contato direto com o caso suspeito ou confirmado por um per\u00edodo m\u00ednimo de 15 minutos sem utilizar as barreiras de prote\u00e7\u00e3o (m\u00e1scara, distanciamento social de 1,0 a 1,5 m), ou que teve contato f\u00edsico direto (por exemplo, apertando as m\u00e3os), ou que compartilharam materiais escolares, ou que fizeram lanches ou refei\u00e7\u00f5es pr\u00f3ximos, ou que compartilharam assento pr\u00f3ximo no transporte escolar. Considerar o per\u00edodo de transmissibilidade entre dois dias antes e 10 dias ap\u00f3s o in\u00edcio dos sintomas;<\/li>\n Qualquer pessoa que esteve em contato pr\u00f3ximo com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 durante o per\u00edodo de transmissibilidade, deve ser afastado e monitoradoquanto ao aparecimento de sinais e sintomas, realizando testagem, por meio de testes do tipo RT-qPCR ou r\u00e1pido de ant\u00edgeno, ap\u00f3s o 5\u00ba dia do \u00faltimo contato. Na impossibilidade de testagem devem ficar afastados at\u00e9 completar 14 dias do \u00faltimo contato com o caso confirmado;<\/li>\n Independente do status vacinal (completo, parcial ou n\u00e3o iniciado) os contatos pr\u00f3ximos de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 devem permanecer em quarentena, sendo monitorados quanto ao aparecimento de sinais e sintomas gripais por um per\u00edodo de at\u00e9 10 dias ap\u00f3s o contato. A quarentena pode ser suspensa ap\u00f3s receber um resultado negativo do teste, desde que n\u00e3o esteja apresentando febre ou sintomas respirat\u00f3rios.Casos Suspeitos ou Confirmados na Educa\u00e7\u00e3o Infantil (0 a 6 anos);<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Infec\u00e7\u00f5es em crian\u00e7as com menos de seis anos<\/strong><\/h3>\n\nNa educa\u00e7\u00e3o infantil as barreiras de prote\u00e7\u00e3o coletivas s\u00e3o mais fr\u00e1geis. Dessa forma, na identifica\u00e7\u00e3o de um caso suspeito ou confirmado, dever\u00e1 ocorrer o afastamento de todo o grupo contactante por 14 dias, como medida de preven\u00e7\u00e3o e bloqueio da dissemina\u00e7\u00e3o do v\u00edrus. Todos devem ser mantidos em quarentena, sob monitoramento de sinais e sintomas, devendo realizar testagem, por meio de testes do tipo RT-qPCR ou r\u00e1pido de ant\u00edgeno, ap\u00f3s o 5\u00ba dia do \u00faltimo contato.<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Surtos<\/strong><\/h3>\n\nConsidera-se surto de COVID-19 a ocorr\u00eancia de pelo menos 3 (tr\u00eas) ou mais casos confirmados de COVID-19 na mesma sala de aula ou ambiente compartilhado, com v\u00ednculo epidemiol\u00f3gico, dentro de um per\u00edodo de 14 dias do in\u00edcio dos sintomas do primeiro caso;<\/li>\n Em caso de surto envolvendo alunos de uma mesma sala de aula, a respectiva turma (alunos e professores) dever\u00e1 ter as aulas presenciais suspensas por at\u00e9 14 dias a contar do \u00faltimo contato com o caso suspeito ou confirmado. Todos os alunos devem ser mantidos em quarentena durante esse per\u00edodo, sob monitoramento de sinais e sintomas, devendo realizar testagem 3-5 dias ap\u00f3s o \u00faltimo contato;<\/li>\n Em caso de surto envolvendo alunos de diferentes turmas, as respectivas turmas dever\u00e3o ter as aulas presenciais suspensas por at\u00e9 14 dias, e os alunos devem ser mantidos em quarentena durante esse per\u00edodo, sob monitoramento e realizando testagem ap\u00f3s o 5\u00b0 dia do \u00faltimo contato.<\/li>\n Dependendo da caracter\u00edstica do surto e da quantidade de contatos, deve-se considerar a decis\u00e3o de suspens\u00e3o das aulas presenciais na integralidade durante 14 dias, em conjunto com a equipe de vigil\u00e2ncia em sa\u00fade (epidemiol\u00f3gica e sanit\u00e1ria) municipal.<\/li>\n Refor\u00e7ar a fiscaliza\u00e7\u00e3o para efetivo cumprimento das normas sanit\u00e1rias vigentes em especial na observ\u00e2ncia do distanciamento nos estabelecimentos de ensino, o qual deve corresponder a minimamente 1,0m a 1,5m de raio entre os estudantes em sala de aula; \u2013 Requisitar que o PlanCon-Edu\/COVID-19 seja devidamente homologado junto ao Comit\u00ea Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19;<\/li>\n Observar, durante as fiscaliza\u00e7\u00f5es, se os estabelecimentos de ensino est\u00e3o promovendo a ado\u00e7\u00e3o de medidas de preven\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o para a comunidade escolar, como uso universal e obrigat\u00f3rio de m\u00e1scaras, distanciamento f\u00edsico, ventila\u00e7\u00e3o e uso de solu\u00e7\u00f5es antiss\u00e9pticas (\u00e1gua e sab\u00e3o, \u00e1lcool gel 70%) para lavagem de m\u00e3os; e<\/li>\n Refor\u00e7ar as a\u00e7\u00f5es de vigil\u00e2ncia quanto a testagem dos casos suspeitos e o monitoramento e rastreamento dos contatos, a fim de interromper as cadeias de transmiss\u00e3o.<\/li>\n<\/ul>\nInforma\u00e7\u00f5es por ND+<\/em><\/h6>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"A situa\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as e adolescentes \u00e9 preocupante diante do avan\u00e7o da variante Delta, 97% mais transmiss\u00edvel que o coronav\u00edrus original. A Dive (Diretoria de Vigil\u00e2ncia Epidemiol\u00f3gica de Santa Catarina) enviou alerta com medidas a serem adotadas e intensificadas nas institui\u00e7\u00f5es de ensino. As orienta\u00e7\u00f5es, na \u00edntegra, podem ser conferidas no fim da mat\u00e9ria. As […]<\/p>\n","protected":false},"author":45,"featured_media":176646,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[190],"tags":[5],"acf":[],"yoast_head":"\n
Governo de SC alerta escolas para intensificar cuidados devido ao avan\u00e7o da Delta - O Atl\u00e2ntico<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n