O Natal de 2021 registrou um aumento real de 10% nas vendas de lojistas de shopping em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, mas ainda est\u00e1 distante de alcan\u00e7ar o patamar de 2019. Segundo a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 123,7 milh\u00f5es de consumidores foram \u00e0s compras nesta \u00e9poca natalina.<\/p>\n
Estima-se que as vendas dentro dos centros de compras tenham somado R$ 204 bilh\u00f5es, o que representa um crescimento de 58% em rela\u00e7\u00e3o a 2020, \u00e9poca em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia de Coviid-19, com restri\u00e7\u00f5es de p\u00fablico. Se comparado ao faturamento de 2019, por\u00e9m, \u00e9 prevista uma redu\u00e7\u00e3o de 3,5% das vendas.<\/p>\n
A alta do d\u00f3lar, a infla\u00e7\u00e3o, o desemprego elevado, a falta de confian\u00e7a do consumidor, a falta de mat\u00e9ria-prima e ainda a falta de produtos no mercado em v\u00e1rios segmentos s\u00e3o elencados pela Alshop como fatores que barram um aquecimento maior de vendas.<\/p>\n
De acordo com o levantamento, cerca de 77% dos consumidores compraram lembran\u00e7as como maneira de se conectar com as festividades de final de ano.<\/p>\n
E os presentes mais procurados nesta ocasi\u00e3o foram roupas, com 61%; brinquedos, com 37%; seguido de perfumes, cosm\u00e9ticos e cal\u00e7ados, ambos com 36%, e acess\u00f3rios, op\u00e7\u00e3o de 24% dos consumidores.<\/p>\n
Ainda segundo a pesquisa, as compras via e-commerce foram o principal canal de compras no Natal, com 45% da participa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico, e as compras em shoppings atingiram 40%. Os dados nacionais foram colhidos de lojistas associados que representam cerca de 15 mil pontos de venda.<\/p>\n
A fim de atender as altas demandas esperadas para este ano, os varejistas recrutaram 94,3 mil trabalhadores tempor\u00e1rios, com o sal\u00e1rio m\u00e9dio mensal entre R$ 1.600,00 e R$ 1.900,00, e a taxa de efetiva\u00e7\u00e3o em m\u00e9dia de 14%.<\/p>\n
Os segmentos que mais contrataram foram vestu\u00e1rio\/acess\u00f3rios\/cal\u00e7ados, com 57,9 mil vagas; seguido de hiper e supermercados, com 18,9 mil vagas; artigos de uso pessoal e dom\u00e9stico, com 11 mil vagas; m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos registraram 3 mil vagas.<\/p>\n
J\u00e1 os estados que mais contrataram foram S\u00e3o Paulo, que lidera o ranking, com 25,6 mil novos empregados; Minas Gerais, onde se contratou 10,7 mil; e Rio de Janeiro, com 7,2 mil funcion\u00e1rios.<\/p>\n
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