O empres\u00e1rio H\u00e9lio Dagnoni assume ter\u00e7a-feira (9) a presid\u00eancia do Sistema Fecom\u00e9rcio Sesc e Senac at\u00e9 2026. A diretoria formada por 41 pessoas representa o setor do com\u00e9rcio de bens, servi\u00e7os e turismo respons\u00e1vel por 56% do PIB catarinense, conta com 553 mil empresas ativas e gera 754 mil vagas de emprego.<\/p>\n
H\u00e1 74 anos, a entidade trabalha para reduzir amea\u00e7as e promover o crescimento da atividade empresarial. Mant\u00e9m rela\u00e7\u00e3o estreita e atenta com o Parlamento nacional e estadual. S\u00f3 em 2021, a Fecom\u00e9rcio e sindicatos filiados atuaram em mais de 200 projetos de leis reduzindo em R$ 422 milh\u00f5es o impacto negativo que teriam sobre o setor, conta Dagnoni atua no associativismo empresarial h\u00e1 pelo menos tr\u00eas d\u00e9cadas.<\/p>\n
Ele esteve \u00e0 frente do Sindicato do Com\u00e9rcio Varejista de Balne\u00e1rio Cambori\u00fa (Sindilojas) por 10 anos e presidiu a C\u00e2mara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balne\u00e1rio Cambori\u00fa por quatro anos. No setor do turismo – um dos nortes da futura gest\u00e3o- j\u00e1 foi secret\u00e1rio municipal de Balne\u00e1rio Cambori\u00fa em 2016 e vice-presidente da Fecom\u00e9rcio SC de 2018 a 2022, quando liderou projetos como o Turismo em Movimento e o Disruptur.<\/p>\n
Animado com a perspectiva positiva para os pr\u00f3ximos meses, Dagnoni aposta que as datas comemorativas como Dia dos Pais no pr\u00f3ximo domingo impulsionem as vendas.<\/p>\n
Ampliar o di\u00e1logo com os diversos segmentos da sociedade catarinense est\u00e1 entre as metas da nova gest\u00e3o. Ainda este m\u00eas, a nova diretoria vai apresentar a Carta do Com\u00e9rcio aos candidatos \u00e0s Elei\u00e7\u00f5es 2022.<\/p>\n
Na vice-presid\u00eancia da Fecom\u00e9rcio SC assume Renato Carvalho, 57 anos, empres\u00e1rio do com\u00e9rcio varejista e atacadista h\u00e1 quase 40 anos. Liderou o Sindicato do Com\u00e9rcio Varejista e Atacadista de Crici\u00fama e Regi\u00e3o e a C\u00e2mara de Dirigentes Lojistas (CDL) de 2005 a 2008, al\u00e9m de ocupar a cadeira de secret\u00e1rio municipal da Fazenda em 2016, na prefeitura de Crici\u00fama.<\/p>\n
A principal meta da nova diretoria na gest\u00e3o 2022-2026 \u00e9 atuar em prol do desenvolvimento das empresas do com\u00e9rcio de bens, de servi\u00e7os e de turismo no Estado, ampliando o di\u00e1logo da Federa\u00e7\u00e3o com os diversos segmentos da sociedade catarinense. Para isso, precisamos valorizar e fortalecer os sindicatos patronais, que representam e defendem os interesses das categorias e atividades do setor terci\u00e1rio.<\/p>\n
Quanto ao Sesc e o Senac, pretendemos ouvir a necessidade dos empres\u00e1rios e dos trabalhadores para que possamos desenvolver as compet\u00eancias de acordo com a demanda da regi\u00e3o, promover a competitividade das empresas e proporcionar qualidade de vida para aqueles que fazem o setor funcionar.<\/p>\n
Este \u00e9 um dos principais eixos de trabalho da Federa\u00e7\u00e3o, que permite a manuten\u00e7\u00e3o de um canal direto e aberto com os parlamentares. A entidade acompanha as sess\u00f5es nas casas legislativas para monitorar as pautas que podem afetar as empresas e tamb\u00e9m \u00e9 acionada pelos parlamentares para desenvolver estudos t\u00e9cnicos, an\u00e1lises de impacto econ\u00f4mico e pareceres.<\/p>\n
A entidade trabalha n\u00e3o s\u00f3 para reduzir as amea\u00e7as que rondam a atividade empresarial, mas tamb\u00e9m para oportunizar o seu crescimento. Em 2021, a Fecom\u00e9rcio SC e seus sindicatos filiados atuaram em mais de 200 projetos de lei que impactavam o setor e, se n\u00e3o estivesse presente, certamente trariam preju\u00edzos graves para as empresas. A economia foi de R$ 422 milh\u00f5es por conta desta atua\u00e7\u00e3o em projetos de leis desfavor\u00e1veis ou com impactos negativos no setor.<\/p>\n
Neste m\u00eas de agosto, a Fecom\u00e9rcio SC lan\u00e7ar\u00e1 a Carta do Com\u00e9rcio, um documento que pontua os principais gargalos e obst\u00e1culos para a atividade empresarial. Esses dados sinalizam as demandas que devem ser priorizadas nos pr\u00f3ximos quatro anos e ser\u00e3o apresentados aos candidatos antes das elei\u00e7\u00f5es.\u00a0 Entre os pontos citados, est\u00e3o a complexidade e a alta carga tribut\u00e1ria, o custo e o acesso ao cr\u00e9dito, qualifica\u00e7\u00e3o da m\u00e3o de obra e melhoria da infraestrutura rodovi\u00e1ria.<\/p>\n
No cen\u00e1rio nacional, esperamos que as reformas estruturantes avancem e que possam adequar o tamanho do Estado, de maneira que ele seja mais eficiente na presta\u00e7\u00e3o de seus servi\u00e7os. A reforma administrativa e a tribut\u00e1ria s\u00e3o prementes para o nosso futuro.<\/p>\n
O turismo foi um dos setores mais afetados pelas restri\u00e7\u00f5es impostas pela pandemia da Covid-19. No entanto, tem reagido rapidamente \u00e0 retomada da normalidade. A temporada de ver\u00e3o 2021\/2022 j\u00e1 deu mostras desta recupera\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m o setor de eventos, dando vaz\u00e3o \u00e0 demanda reprimida. Ao que tudo indica, a temporada de inverno na Serra Catarinense est\u00e1 sendo um sucesso.<\/p>\n
O trade tur\u00edstico de Santa Catarina se preparou durante a pandemia com investimentos e novos equipamentos tur\u00edsticos, por isso espera-se uma recupera\u00e7\u00e3o r\u00e1pida e consistente, atraindo turistas de dentro e de fora do Estado.<\/p>\n
O Estado conta com uma grande diversidade tur\u00edstica, belezas naturais (praias, serras e vales), uma grande rede para o turismo de eventos, equipamentos de turismo gastron\u00f4mico, enoturismo, ecoturismo e turismo de aventuras. Portanto, os eixos que mais se destacam s\u00e3o o turismo de lazer, de eventos e de experi\u00eancias.<\/p>\n
O setor de com\u00e9rcio e servi\u00e7o continua apresentando crescimento em 2022 e se destacando no cen\u00e1rio nacional na gera\u00e7\u00e3o de postos de trabalho, com o quinto melhor desempenho. Nosso setor criou cerca de 55% dos novos postos de trabalho no Estado no ano, condi\u00e7\u00e3o que gera renda e maior consumo das fam\u00edlias.<\/p>\n
A perspectiva para os pr\u00f3ximos meses \u00e9 positiva, com a manuten\u00e7\u00e3o das vendas do com\u00e9rcio motivadas pela desacelera\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os e medidas de expans\u00e3o de renda das fam\u00edlias, como a amplia\u00e7\u00e3o do Aux\u00edlio Brasil.<\/p>\n
As pr\u00f3ximas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, devem impulsionar as vendas do com\u00e9rcio. Para o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, esperamos crescimento de 11,9% na inten\u00e7\u00e3o de compras, condi\u00e7\u00e3o que refor\u00e7a a tend\u00eancia positiva.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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