A inten\u00e7\u00e3o de gastos na P\u00e1scoa 2024 em Santa Catarina subiu 34,5% em compara\u00e7\u00e3o ao ano passado. Segundo uma pesquisa da Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (Fecom\u00e9rcio\/SC), os catarinenses pretendem gastar, em m\u00e9dia, R$ 228,42 durante a data festiva no Estado, sendo o maior valor registrado na s\u00e9rie hist\u00f3rica.<\/p>\n
A pesquisa entrevistou 2.100 pessoas de sete regi\u00f5es de Santa Catarina: Blumenau, Chapec\u00f3, Crici\u00fama, Florian\u00f3polis, Itaja\u00ed, Joinville e Lages. Os itens mais desejados seguem sendo chocolates (81,5%), brinquedos (11,7%) e artigos de vestu\u00e1rio\/cal\u00e7ados (4,8%).<\/p>\n
O aumento nas inten\u00e7\u00f5es de compra surge depois de uma queda significativa no mercado devido a pandemia da Covid-19. Conforme a Fecom\u00e9rcio, em 2020 e 2021, houve uma diminui\u00e7\u00e3o de 5,29% e 13,86%, respectivamente, seguido por um aumento de 35,8% em 2022. J\u00e1 em 2023, houve uma redu\u00e7\u00e3o de 2,6%.<\/p>\n
O aumento dos gastos durante a P\u00e1scoa neste ano pode se relacionar com uma melhora na situa\u00e7\u00e3o financeira das fam\u00edlias catarinenses. Segundo a pesquisa, 42,7% dos entrevistados declararam estar em situa\u00e7\u00e3o financeira melhor do que no ano passado, enquanto 41,7% em igual situa\u00e7\u00e3o. J\u00e1 15,5% indicaram estar em situa\u00e7\u00e3o pior.<\/p>\n
As regi\u00f5es com os maiores valores registrados na inten\u00e7\u00e3o de compra s\u00e3o em Lages (R$ 286,53), Blumenau (R$ 261,35) e Chapec\u00f3 (R$ 261,07). Por outro lado, as menores inten\u00e7\u00f5es foram capturadas em Joinville (R$ 163,46), Crici\u00fama (R$ 189,56) e Florian\u00f3polis (R$ 213,08), enquanto em Itaja\u00ed (R$ 224,03) o valor foi pr\u00f3ximo \u00e0 m\u00e9dia estadual (R$ 228,42).<\/p>\n
A maioria dos consumidores deve comprar os presentes na semana que antecede a P\u00e1scoa, ou seja de 24 a 30 de mar\u00e7o, diz a Fecom\u00e9rico, sendo que 15,7% indicam que a compra ser\u00e1 realizada na v\u00e9spera e 5,5% no pr\u00f3prio Domingo de P\u00e1scoa.<\/p>\n
Os principais destinos dos consumidores s\u00e3o os supermercados (42,5%), o com\u00e9rcio de rua (36,4%) e as lojas de shopping (12,1%). Dos entrevistados, 54,9% ainda preferem fazer compras indo \u00e0s lojas presencialmente. J\u00e1 o meio virtual \u00e9 a escolha de 17,3% dos consumidores.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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