15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Secretaria de Políticas à Pessoa Idosa reforça compromisso com acolhimento, cuidado e proteção

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste domingo(15), reforça a importância de proteger quem já contribuiu tanto com a sociedade. A data tem o objetivo de alertar a população sobre os diversos tipos de violência — física, psicológica, negligência, abandono ou exploração financeira — que infelizmente ainda afetam a vida de muitos idosos em todo o país.

Em Itapema, a luta por mais respeito e dignidade à terceira idade ganhou um reforço importante com a criação da Secretaria de Políticas à Pessoa Idosa, implantada nesta gestão como reconhecimento da importância dessa parcela da população. Desde o início do ano, a Secretaria atua com foco na escuta ativa, acolhimento e desenvolvimento de políticas públicas específicas para o bem-estar dos idosos.

“Temos uma Secretaria nova, que nasceu com o compromisso de estar perto das pessoas. Nosso trabalho é feito com muito cuidado, escutando, acolhendo e garantindo um espaço de convivência, inclusão e dignidade para quem já viveu tantas histórias. Proteger a pessoa idosa é uma responsabilidade de todos nós”, destacou a secretária Gabi Nascimento.

Além das ações contínuas de socialização, oficinas, bailes e atendimentos psicossociais, a Secretaria também mantém acompanhamento direto aos casos mais sensíveis, com articulação junto à rede de saúde, assistência social e demais órgãos de proteção.

📞 Canal para denúncias: Disque 100
📍 Secretaria da Pessoa Idosa: Rua 316, nº 634 – Meia Praia
📲 WhatsApp: (47) 3267-1416

A violência contra a pessoa idosa deve ser combatida com informação, empatia e atitude. Cuidar de quem cuidou de nós é um dever coletivo!