1ª Novemberfest de Itapema foi um sucesso

Com objetivo de resgatar e cultivar a cultura alemã, no litoral norte catarinense, os organizadores da 1ª Novemberfest de Itapema, inspirados na tradicional Oktoberfest de Itapiranga, berço nacional da típica festa alemã, deram inicio no sábado (24), com uma solenidade de abertura, o cerimonial contou com a presença da prefeita de Itapema Nilza Simas, Afonsina Scholz, representando o prefeito de Itapiranga Jorge Welter, o presidente da Câmara de Vereadores de Itapema Xavier Legarea, os vereadores Jean do Dimar, Osmari e Ari Piquetti, a secretária de Assistência Social e Lazer Marinez Keler Nunes.

Quem deu início aos discursos foi a senhora Afonsina, “trago aqui um forte abraço do prefeito Jorge Welter a todos os idealizadores e incentivadores deste evento que vivencia a cultura alemã, lembro que nossa intenção não é ser a maior festa, somos originais, somos a primeira do Brasil. Muito obrigada pelo convite e oportunidade, nós da Linha Becker de Itapiranga, nos sentimos honrados em participar do início da Novemberfest de Itapema”.

Logo em seguida a prefeita Nilza Simas fala que sua impressão ao chegar no Centro de eventos de Itapema, foi de um ambiente familiar, “fui recebida na entrada por dois amigos, a Odette e o senhor Honório, a primeira impressão é a que fica, quando fui recebida pela família eu tive a certeza, é uma festa que veio para ficar”. Pontuou a prefeita

Em sua fala Otto Engelmman agradece a presença da comitiva de Itapiranga, aos voluntários que se dedicaram para que tudo fosse possível. “Hoje se realiza um grande sonho, resgatar e cultivar a cultura alemã dentro de Itapema. Agradeço a minha esposa aos amigos, hoje estamos em família, brasileiros e alemães, unidos na celebração da cultura germânica”. Frisou Otto

Culturalmente a sangria do primeiro barril de chopp, dá o início desse tipo de festa germânica, gesto que simboliza, um brinde a cultura, alegria, amizade e a confraternização entre os dois países, Alemanha e Brasil. Quem preparou e conduziu o ritual foi o senhor Estevam Wolfa, com 80 anos, já são 18 anos que o senhor Estevam prepara e conduz este tipo de cerimônia.

Era apenas o início daquilo que veio a seguir, as famílias estavam unidas e assim permaneceram durante o baile, a Banda Mensagem de Blumenau agitou até a madrugada, com músicas que tocam nos eventos da Oktoberfest, por diversas vezes a centopeia (brincadeira onde uma pessoa segura no ombro da outra sendo seguidas tantas outras), passou entre mesas e tomou conta do salão.

No domingo 25, o almoço com comida típica, fechou com chave de ouro a primeira festa da cultura germânica em Itapema. Quem animou foi o musico local Marcelo Show, teve sorteio de brindes, que foram disponibilizados por alguns patrocinadores.

Segundo o senhor Otto Engelmman a 2ª Novemberfest já tem data marcada, será realizada no dia 15 de novembro 2019.