1º Leréu d’ Angola de Bombinhas

Acontece hoje (15) e domingo (16) o 1º Leréu D’ Angola de Bombinhas com a presença do Mestre de Capoeira Angola Plínio Ferreira, fundador do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, no bairro da Lapa em São Paulo. Em sua primeira edição, além da vivência com Mestre Plínio, seus conhecimentos de Capoeira Angola e samba de roda, serão abordados os caminhos para o registro e revitalização do Leréu, uma manifestação cultural de samba pisado que está intimamente ligada à cultura das roças e engenhos desde o tempo da escravidão, e que permanece viva nas memórias de antigos brincantes da cidade de Bombinhas.

O organizador do evento Marquinhos – Marcos Aurino Pinheiro, professor de capoeira D ‘Angola e pesquisador da cultura popular, fala sobre o resgate do Leréu em Bombinhas e no estado como um todo. “Há em nossa história um vazio, um aleijo cultural quase despercebido, um fundamento não compartilhado em tempo. Muitos Mestres se foram sem que seus conhecimentos fossem descortinados. O Leréu é uma dessas manifestações. Intimamente ligado à cultura das roças, parece ser um elo perdido, capaz de remontar um passado renegado em todo o estado de Santa Catarina. Um passado onde o trabalho escravo determinou riquezas aos Senhores de Engenho, quando, através desse folguedo, retumbando seus tambores, os negros brincavam nos dezembros catarinenses”.

Mestre Plinio desenvolve um trabalho de revitalização de conhecimentos de antigos mestres de capoeira, em sua escola a influência de Mestre Gato Preto, Mestre Môa do Kantendê, Mestre Jogo de Dentro, Mestre João Grande, dentre outros mestres, são perceptíveis. Com núcleos nos estados de Santa Catarina, Goiás, São Paulo e em outros países da Europa e América Latina a escola tem difundido a Capoeira Angola, o samba de roda e o afoxé em todo o mundo.

Programação

Onde: CEI Cantinho da Felicidade, Av. Fragata, s/n, Bombas

Quando: 15 de setembro, sábado

15h00: Movimento de Capoeira Angola com Mestre Plínio Ferreira

18h00: Roda de Capoeira Angola

Onde: Mestre das Águas, Canto Rio, Praia de Bombinhas, Centro

21h30: Samba de roda na fogueira

Quando: 16 de Setembro, domingo

Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão, rua Abacate, 452, Sertãozinho

14h00: Roda de conversa sobre o Leréu – “Manifestação cultural perdida na história de Bombinhas ligada à cultura das roças, engenhos e boi

de mamão”. Com a participação de acadêmicos, artistas, mestres e personalidades da comunidade tradicional de Bombinhas.

Mediadores: Marcos Aurino Pinheiro e Aline Vieira.

16h30: Oficina de samba de roda.

18h30: Papoeira e roda

Custo: As duas oficinas, inscrição R$ 50,00

Informações: Marcos Aurino Pinheiro (47) 99695-1096