Sete regiões de SC têm alerta de temporais e risco de deslizamentos nesta segunda-feira

Santa Catarina

Temporais com chuva intensa aumentam risco de deslizamento em pelo menos sete regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira (28), de acordo com alerta da Defesa Civil do Estado. No domingo (27), a chuva deixou estragos em cidades do Litoral de SC, com diversos pontos de alagamento.

Apesar do sol aparecer em alguns momentos, as pancadas de chuva devem continuar ao longo do dia, com risco de temporais na parte da tarde. A temperatura estará em elevação, principalmente no Oeste, mas com boa parte de SC perto dos 30°C.

De acordo com a Epagri/Ciram, um cavado, sistema formado por uma área de baixa pressão, começa a se formar em parte do Estado junto com um sistema de alta pressão, o que provoca o mau tempo.

Um alerta já havia sido emitido na noite de sábado (26), informando que o fenômeno provocaria alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas atingidas. O volume acumulado de chuva ficou acima dos 100 milímetros em algumas regiões de Santa Catarina.

Na noite de sábado, no entanto, o aviso apontava apenas para “situação de atenção”. Já o novo comunicado, no fim da tarde deste domingo (27), aponta para “situação de alerta” no Vale do Itajaí – incluindo Médio, Alto e Baixo Vale – além da Grande Florianópolis, Planalto Sul, Litoral Norte e Litoral Sul .

 

Mapa mostra as áreas de risco; alerta vale até a noite desta segunda-feira:

 

Chuvas do fim de semana

Na manhã desse domingo (27), cidades do Litoral Catarinense iniciaram o dia tomadas pela água da chuva, com estragos e alagamentos em pelo menos quatro cidades do Estado: Balneário Camboriú, Bombinhas, Balneário Barra Sul e Florianópolis.​

Conforme o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, o sistema de drenagem não conseguiu escoar toda a chuva que caiu entre este sábado e domingo, principalmente na madrugada. Foram 46 milímetros em 24 horas, de acordo com dados atualizados na manhã de domingo.

Em Florianópolis, casas foram invadidas pela água e 30 ruas foram alagadas apenas no Norte da Ilha, segundo a Defesa Civil. Bairros das regiões Norte, Sul, Leste da Ilha, além do Centro, também foram atingidos. A previsão é que mais 100 milímetros de chuvas atinjam o município até esta segunda-feira (28).