Cerca de 30 municípios de Santa Catarina estão em alerta para risco de deslizamentos devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde quinta-feira (2). Segundo a Defesa Civil, Capinzal e Piratuba, no Meio-Oeste catarinense, estão em “alerta máximo” para este tipo de ocorrência.
De acordo com o órgão, Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, está em “alerta vermelho” para riscos de deslizamentos, assim como Itá, no Oeste do Estado. Concórdia, Ponte Serrada, também no Oeste, Campos Novos, Erval Velho, no Meio- Oeste, e quase todos os municípios da região Sul de Santa Catarina estão em estado de “atenção”.
Houve registro de chuva em praticamente todas as regiões de Santa Catarina durante a madrugada desta sexta-feira (3), informa a Defesa Civil. Entretanto, os temporais são mais persistentes entre a região do Extremo Oeste aos Planaltos, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná.
O risco continua entre alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Chuva no Meio-Oeste
A cidade de Capinzal, no Meio-Oeste catarinense, sofre com as fortes chuvas que atingem o Estado. Nas últimas 48 horas, choveu 201,2 milímetros na cidade, o segundo maior acumulado no período em todo o Estado, de acordo com a última atualização da Defesa Civil.
A inundação do Rio Capinzal causou enxurradas e deixou parte da cidade debaixo d’água. As partes da cidade mais atingidas foram o Centro e os bairros Alto Alegre e Lindenberg, de acordo com a Defesa Civil municipal.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que um poste de energia elétrica é engolido por uma cratera e causa uma descarga elétrica no Centro. Na Rua Don Vicente Gramazzio, um imóvel ruiu e foi levado pela correnteza. Parte do asfalto cedeu com a força da água.
Deslizamento em Ipira
Em Ipira, um deslizamento de terra interditou totalmente a SC-390, na altura no km 33. Ninguém se feriu, mas a rodovia ficou interditada nos dois sentidos nesta quinta-feira (2).
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o deslizamento ocorreu por volta das 12h30. Há desvios sinalizados, mas o trajeto é por estradas de chão.
Orientação da Defesa Civil
No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199.
A Defesa Civil do Estado tem plantão de atendimento de 24 horas. O telefone para contato é o 48 3244 0600.