Grupo Folclorico Tropeiros do Litoral fecha o ano com chave de ouro

Depois de um ano lotado de compromissos, com diversas apresentações e festivais, o grupo folclórico tropeiros do litoral se despede de 2022 com sua participação especial no “Concerto da Banda Municipal de Itapema” no dia 11/12 (Domingo), participando do “29º Dance Joaçaba” no dia 08/12 (Quinta-Feira) e também fazendo a realização da primeira noite de natal da nossa cidade, com o musical “Alice, a Procura do Papai Noel” no dia 10/12 (Sábado).

Seguindo a ordem cronológica, no dia 08/12 (Quinta-Feira), o grupo esteve presente no 29º Dance Joaçaba, levando três coreografias para a competição, se sagrando campeão na categoria “Danças Populares Grupo Avançado”, Com a dança “Arriba México”, e conquistando também, duas vices colocações nas categorias “Danças Populares Grupo Sênior” e “Danças Populares Grupo Junior”, com as danças “Pode Tocar Qualquer Uma” e “Uma Fabula Totalmente Gaúcha” Sendo coroado como o melhor grupo da noite e de todo o festival, indicado pela organização e jurados, sendo unanime em seu dia de competição. Festival esse que presenciou mais de 180 coreografias e com mais de 100 grupos.

Dois dias depois, o grupo também foi responsável pela chegada do Papai Noel em nossa cidade, realizando o musical “Alice, a Procura do Papai Noel” onde foi contado em forma de arte em geral, a história do famoso “Alice no País das Maravilhas”, o mesmo que já tinha sido realizado no “Espaço Cultural” de Itapema-SC, no “Palco das Artes” em Porto Belo-SC, e há onze anos atrás, em sua primeira edição foi também na Praça da Paz, mesmo local deste ano.

O musical conta com a presença dos principais personagens da história, como a própria Alice, o Chapeleiro Maluco, Coelho Branco, os Gêmeos, Rainha de Copas, Rei de Copas, Mestre Gato, a Lagarta Azul e etc.

Com participação de aproximadamente 50 bailarinos, o espetáculo conseguiu unir bailarinos do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e Ballet Jazz Lisiane, unindo desde crianças de 7 anos á adultos de 23 anos, unindo todos os jovens por um só objetivo, incentivar e representar a arte, através da dança e teatro. Musical este idealizado, coreografado e dirigido por Lisiane Gil da Cruz e Rudimar do Nascimento.

“Quando recebemos o convite para fazer a chegada do Papai Noel, não tinha como recusar, foi uma honra imensa para a gente, além de demonstrar o nosso trabalho, também conseguimos unir bailarinos de diversas idades e o mais importante, levar a arte para todos os presentes no dia, que com certeza, irá lembrar com grande carinho daquela noite, foi incrível, a troca de carinho com as crianças, o esforço dos bailarinos, e toda a produção nos bastidores, apenas nos incentiva e enche de orgulho, para continuar o nosso trabalho” Disse Lisiane Gil da Cruz. O Público estimado no dia do evento, foi de cinco mil pessoas, fazendo jus a “Lotação Máxima” da Praça da Paz.

E para finalizar o ano, fez uma participação especial no “Concerto da Banda Municipal de Itapema” no Ginásio Municipal, em Itapema.

Fazendo sua participação com a dança “Eu sou do Sul”.

E assim finaliza o ano do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, fechando com o total de 11 títulos, envolvendo os festivais “Prêmio Desterro”, “Festival de Dança de Joinville”, “Festival do Eduxi”, “Santa Catarina Dança” e “29º Dance Joaçaba”. Vale lembrar que, esteve presente no “Encontro Latino Americano de Dança” em Carlos Pellegrini, Na Argentina e também teve diversas apresentações pela região e etc, sendo considerado, um ano de muito sucesso ao grupo.

Onde o mesmo tem seu retorno previsto para a segunda quinzena de janeiro, pois logo de cara, já irão retornar ao “Prêmio Desterro” para defender seus dois títulos conquistados na edição anterior.

“Depois de muito esforço e compromisso para o grupo, resolvemos tirar férias, os bailarinos merecem, e nós, que trabalhamos por fora, também merecemos, mas daqui a pouco estamos de volta, para defender os títulos que ganhamos este ano, e se Deus quiser, conquistar outros. Novas viagens, novas experiências, e novos bailarinos, por que não? O grupo está de parabéns, me enche de orgulho todos os dias quando levanto da cama, sempre será o meu maior presente e meu maior legado” Disse Rudimar do Nascimento, coreografo e fundador do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral.