Ginástica da Udesc Cefid sedia treinamento para aéreos com seleção feminina de surfe

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu novamente atletas da seleção brasileira de surfe, desta vez do sub-14 feminino, para treinamento específico de manobras aéreas e avaliação do salto vertical.

As atividades ocorreram no último sábado, 23, nas instalações de ginástica da Udesc Cefid, no Ginásio 1, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e abriram a nova etapa do Programa Talento Feminino Onda 2, da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). As 12 surfistas da seleção sub-14 aprenderam a aprimorar saltos, pousos e giros com segurança, preparando corpo e técnica para levar depois essa performance para a água.

A nova visita da CBSurf foi mais uma ação do professor Fabrizio Caputo, que integra o Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano da Udesc Cefid (Lapedh) e é doutor em Ciências do Movimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na Udesc Cefid, o docente também faz parte do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

“Essa nova vinda da CBSurf foi diferente da outra etapa, que tivemos em abril e foi um camp da seleção sub-16 e da sub-18. Essa de agora faz parte de um projeto que a CBSurf realiza por meio de edital do Comitê Olímpico Brasileiro, específico para o surfe feminino, intitulado de Onda 2″, conta o professor Fabrizio.

De acordo com o docente, o objetivo da nova visita foi “aperfeiçoar as manobras aéreas e introduzir esse trabalho mais cedo na categoria feminina. Normalmente, os treinamentos de aéreos são realizados fora da água, utilizando cama elástica e trampolim, que permitem maior altura de salto e rotação. Dentro dessa parceria que temos desenvolvido, surgiu, então, o contato sobre a possibilidade de utilizar o ginásio do Cefid”.

Durante as atividades no sábado, Fabrizio também realizou avaliação da altura de salto vertical das atletas. “O surfe exige potência dos membros inferiores, e o salto vertical é uma forma simples e eficaz de avaliar esse desempenho em atletas. Mas o intuito maior foi essa vivência, esse treinamento delas nas camas elásticas, nem tanto o processo avaliativo em si”, explica.

Após o treino na Udesc Cefid, as surfistas viajaram para Garopaba, a 80 quilômetros ao sul de Florianópolis, onde estão participando de atividades no Surfland Brasil. A equipe técnica dessa viagem é formada pela vice-presidente e diretora do Núcleo Feminino da CBSurf, Brigitte Mayer; pelas treinadoras Andrea Lopes e Karina Abras; e pelas técnicas em treinamento Carla Circenis e Tais Almeida.

Mais informações

O Lapedh é coordenado atualmente pelo professor Vitor Pereira Costa, está ligado ao Grupo de Pesquisa em Desempenho Humano e tem três linhas básicas de estudo: avaliação funcional, diagnóstico do treinamento e rendimento esportivo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fabrizio.caputo@udesc.br e pelo perfil da CBSurf no Instagram.