
Tecnologia usada pela Polícia Rodoviária Federal é testada em Itapema para reforçar a segurança no uso de veículos autopropelidos
O Departamento de Trânsito Municipal de Itapema (DETRAMI) em parceria com a Guarda Municipal de Itapema, iniciou nesta semana testes com um equipamento específico para medição de velocidade de veículos autopropelidos. O objetivo é avaliar a possibilidade de implantação da tecnologia no município, garantindo que esses meios de transporte sejam utilizados de acordo com a legislação vigente.

Os autopropelidos podem atingir até 32 km/h, limite máximo permitido para essa categoria. Acima dessa velocidade, os veículos passam a se enquadrar como ciclomotores, o que exige emplacamento e a adoção de itens obrigatórios de segurança, como retrovisores, sinalização adequada e uso de capacete.
O equipamento, chamado de TruCAM®️ II é de última geração para medição de velocidade, já utilizado pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Estadual em todo o país. Além da precisão na aferição, o aparelho possui tecnologia capaz de registrar imagens e vídeos que comprovam a infração, garantindo mais segurança e transparência no processo de fiscalização.
O Secretário de Segurança Pública, Cabo Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Estamos realizando várias ações para garantir maior segurança e o uso correto desse tipo de veículo. Além dos testes e estudos para novas ferramentas de fiscalização, seguimos com as constantes fiscalizações e também com ações de orientação à população, sempre priorizando a segurança de todos”.