Por: Ricardo Gebeluca | 13/09/2018

Música tradicionalista ao vivo, comida típica gaúcha e danças folclóricas são algumas das atrações do 6º Acampamento Farroupilha, que começa nesta sexta-feira (14), às 19h. São esperadas para o evento, que segue até dia 23, mais de 40 mil pessoas de toda a região.

O Acampamento Farroupilha ocorre em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras, e tem entrada gratuita. O estacionamento custa R$ 10. Nos dias úteis, o Acampamento funcionará das 19h às 23h. Nos fins de semana, o horário será das 10h às 23h. Nesta edição, o homenageado será Paixão Côrtes, símbolo do gauchismo, que morreu em 27 de agosto.

Nos 10 dias de duração da festa, 17 grupos tradicionalistas selecionados para o evento vão preparar e vender a comida típica e apresentar a cultura gaúcha aos visitantes, por meio da música, dança, declamação, invernadas artísticas, entre outras atividades. No Acampamento Farroupilha, haverá ainda shows musicais, sempre às 20h, com grandes nomes do tradicionalismo, como Grupo Quero-Quero, Jari Terres, Quarteto Coração de Potro, Tchê Guri e Juliano Moreno (confira a programação abaixo). Também estão previstas apresentações artísticas e um espaço de convivência cultural organizados pela Secretaria da Pessoa Idosa.

Uma das atrações é a cavalgada pelas ruas da cidade. No sábado (15), os cavalarianos saem do Acampamento às 14h, passam pela Avenida do Estado, Avenida Central, Avenida Brasil até próximo à Rua 3000, Avenida Atlântica até a Rua 1131, retornam pela Avenida Brasil até a Alvin Bauer e seguem em direção ao local da festa. Haverá música ao vivo com Juliano Moreno e Mauício Coldebella.

O evento é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país. O Acampamento Farroupilha é realizado pela Associação Gaúcha em Santa Catarina (AGASC) e comissão organizadora e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural (edital de apoio a eventos) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (na infraestrutura).

“Esse tradicional evento tem vocação para evoluir para uma festa de âmbito estadual e, para isso, está sendo feito um trabalho entre os grupos organizadores, a AGASC e a Fundação Cultural para que, a partir do ano que vem, os recursos sejam oriundos da iniciativa privada por meio de patrocínios diretos e pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura)”, diz o presidente da Fundação Cultural, George Varela.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Acampamento Farroupilha (14 a 23 de setembro)

14/09: Grupo Estância Fandangueira

15/09: Desfile Farroupilha (cavalgada) das 14h às 17h30/ Juliano Moreno e Grupo Trancão de Baile

16/09: Grupo Chama Gaúcha

17/09: Lida Campeira

18/09: Grupo Quero-Quero

19/09: Legião Gaúcha

20/09: Quarteto Coração de Potro e Osmar Fernandes

21/09: Jari Terres

22/09: Trio Rienda Larga/Grupo Campeiraço

23/09: Grupo Tchê Guri