Alesc reconhece os 35 anos de fundação do Grupo ND com solenidade

A sessão de quinta-feira (16) da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) foi suspensa logo no início, mas o motivo era nobre: prestar, a pedido do deputado Napoleão Bernardes, homenagem aos 35 anos de fundação do Grupo ND. O presidente Marcello Corrêa Petrelli subiu à tribuna para contar a história vitoriosa iniciada pelo pai, Mario José Gonzaga Petrelli, no fim dos anos 1980.

“Iniciamos nossa jornada a partir de uma pequena emissora de TV, em Chapecó, no Oeste, por iniciativa do meu pai, Mario José Gonzaga Petrelli, a quem sou muito grato. Ele me deu oportunidade de estar na empresa desde o início, portanto, há 35 anos”, disse Petrelli na tribuna.

A cerimônia, realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, teve a participação dos prefeitos de Florianópolis e São José, deputados, diretores e colaboradores do Grupo ND. Nas galerias do plenário, estudantes do curso de jornalismo da Furb, de Blumenau, que também visitaram as instalações do grupo nos altos do Morro da Cruz.

A homenagem foi aceita de forma unânime pelos 40 deputados e marcada por um emocionado Petrelli fazendo alusão ao pai, agradecendo aos colaboradores, ao mercado anunciante, órgãos públicos, à Rede Record e à audiência dos veículos do Grupo ND.

Maior produtor de conteúdo regional do Brasil

O projeto iniciado há 35 anos se expandiu e hoje a NDTV é a maior produtora de conteúdo regional do Brasil e a maior afiliada da Record TV, produzindo mais de 22 horas de jornalismo por dia.

“Posso garantir aos senhores que o Grupo ND seguirá pelos próximos anos em defesa dos ideais que nos conduziram até hoje. Fomos o primeiro grupo de comunicação a introduzir a pauta positiva, valorizando as boas iniciativas, os bons exemplos e ações em benefício da sociedade. A mídia tem a obrigação de noticiar e denunciar, mas também de divulgar os fatos positivos”, destacou Petrelli.

Disse que o segredo para chegar aos 35 anos e seguir crescendo é estar num ambiente fértil. “Santa Catarina é um Estado muito saudável, tem empresas centenárias, então, é se espelhar nelas. É uma sociedade extremamente ativa, engajada, que todos os dias acorda querendo fazer o melhor para si e para os outros.”

Reverência ao pai

Petrelli também comentou a falta do pai, presidente emérito do Grupo ND e fundador da empresa, Mario Gonzaga Petrelli: “Faz muita falta, porque foi o grande visionário no sentido de que comunicação era um bem necessário e sempre teve a visão de que era um bem muito mais para os outros do que para si”, destacou Petrelli citando, em seguida, a figura materna, Dircéa Corrêa Petrelli. “A estrutura vem do casal. O homem faz uma parte, a mulher outra e assim é feito o complemento”, conclui.

Para o futuro, disse que é preciso entender as transformações e estar em todas as plataformas, entendendo o que o público deseja consumir.

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto disse que qualquer gestor público precisa ter uma boa comunicação com a população e a comunicação de massa, quando é feita por meio de um veículo com credibilidade e alcance, como o Grupo ND, é fundamental para qualquer prefeito, em especial falando pela Grande Florianópolis.

“O ND tem se caracterizado como o veículo que foca nas coisas da cidade. Com toda abrangência global, mas é muito importante para as comunidades locais. Os 35 anos do ND representam um conforto para nós que precisamos nos comunicar”, disse Topázio.

Forte conexão com Santa Catarina

Propositor da homenagem, Napoleão Bernardes ressaltou que o Grupo ND tem uma conexão muito forte com Santa Catarina, porque desde o início é vanguardista em buscar essa identificação com as peculiaridades regionais. “Nasceu já com vocação regional, de integração, e por isso o reconhecimento pela unanimidade dos deputados. Reconhecer a ND é autoexplicável e autojustificável, por uma história de muita relevância, em relação a esse grupo tão brilhante.”

“Leio o jornal todos os dias, vejo a TV, porque retrata as potencialidades de cada região. É uma comunicação amiga, próxima, afetiva e deu liga com Santa Catarina”, conclui.

O diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, declarou que, para os jornalistas, é um grande orgulho receber essa homenagem. “O Grupo ND hoje é o maior empregador do mercado. Em todo o Estado são mais de 300 jornalistas.”

Há 15 anos na empresa, Meneghim iniciou em Joinville, para implantar o jornal ND e acompanhou o crescimento dos últimos anos.“É uma grande escola. Começamos com televisão, fomos para o digital, rádio, o grupo está avançando em todas as plataformas. Esses 35 anos são uma referência de muito trabalho, evolução e investimento constante.”

A força do Grupo ND

Petrelli também demonstrou a força da empresa que começou com apenas uma emissora de TV no Oeste. Hoje, são 620 profissionais. Além das emissoras da NDTV Record e da Record News, o Grupo ND tem o Jornal ND – o único com circulação diária na Grande Florianópolis.

No digital, o ND Mais é líder e está entre os maiores portais de notícias do país. Em abril foram mais de 80 milhões de páginas vistas por mais de 16 milhões de usuários únicos, segundo o ranking do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

Nos últimos anos, a empresa investiu no segmento de out of home, os relógios presentes, por exemplo, na avenida Beira-mar. Também investiu em emissoras de rádio – uma em Joinville, outra em Chapecó. “Somos TV, digital, jornal, revista, rádio e mídia exterior. E o que mais vier”, ressaltou Petrelli.

O que disseram os parlamentares sobre o Grupo ND

“O Marcello Petrelli simboliza a memória de um líder inspirador para nós, o doutor Mario, que certamente está aqui nos iluminando nessa jornada. A Alesc aprovou por unanimidade essa homenagem por série de razões. Homenagear o ND é, de fato, reconhecer a excelência do jornalismo e da comunicação catarinense” — Napoleão Bernardes, deputado do PSD, propositor da homenagem
“Gostaria de cumprimentar esse grande empresário Marcello Petrelli. Tenho orgulho de dizer que sou cliente do Grupo ND e acompanho muito o trabalho. Parabéns pelo exemplo, pelo profissional que você é. Você é um orgulho muito grande para nós, catarinenses” — Nilso Berlanda, deputado do PL
“Sempre tive relação muito amistosa com o saudoso Mario, e o Marcello conseguiu inovar, reinventar. É um exemplo de gestão empresarial. Parabéns ao ND pela regionalização e pelo primeiro lugar de audiência em muitas regiões do Estado, sempre crescendo. Exemplo de credibilidade, profissionalismo e isenção” — Jair Miotto, deputado do União Brasil
“Quero enaltecer a coragem, porque sempre digo que copiar dos outros é fácil, agora, criar onde não tem ainda uma história, uma trajetória de comunicação regionalizada do porte que foi construído em nosso estado é de muita coragem, ousadia e persistência” — Luciane Carminatti, deputada do PT
“É homenagem merecida. O Grupo ND tem história em Santa Catarina. Quero enaltecer que quando eu era prefeito de Palhoça, as boas práticas apresentadas pelo ND abriram a oportunidade de mostrarmos o que estávamos fazendo de bom. Tem imprensa que só vende o difícil, o ruim. O ND mostra as boas ideias” — Camilo Martins, deputado do Podemos
“É um grande momento do Grupo ND. Nós, deputados de outras regiões, sempre fomos muito recebidos. O sucesso do ND, sem dúvidas, passa pelo jeito de administrar, sempre valorizando a família e os colaboradores. E, o mais importante, é que o grupo está preocupado com o desenvolvimento de Santa Catarina” — Estener Soratto, deputado do PL
“A notícia é muito importante, mas a notícia verdadeira. Já fomos vítimas da imprensa marrom e sabemos o quanto isso prejudica políticos e até a iniciativa privada. Ao Marcello, parabéns pelo grande trabalho profissional feito em todo o Estado de Santa Catarina” — Antídio Lunelli, deputado do MDB
“Marcello Petrelli é, indiscutivelmente, um grande gestor e empreendedor. Quando fui prefeito de Porto Belo, o ND foi amigo do município e da região, principalmente nos momentos mais difíceis, como as cheias, e grupo sempre esteve presente levando a realidade. Que possam comemorar muitos e muitos aniversários” — Emerson Stein, deputado do MDB
“De forma cordial, carinhosa e respeitosa, gostaria de homenagear e parabenizar o Marcello Petrelli por toda a construção do Grupo ND. Quero enaltecer a permanência do jornal físico, especialmente nesse momento em que as pessoas estão perdidas no acesso à informação. É fundamental que haja nome, sobrenome, assinatura e conferência. Isso se faz com equipe qualificada” — Marquito, deputado do PSOL
“Temos um orgulho muito grande de tê-los em Santa Catarina completando 35 anos. São exemplos de boas práticas e inspiração. Nosso Estado é diferenciado, tem muito a contribuir com a União e, nesse conjunto, temos o Grupo ND, que tem a marca de Santa Catarina, a marca do sucesso, da retidão” — Carlos Humberto, deputado do PL
“Só se vence com uma equipe e sabemos a motivação que o senhor dá a todos os colaboradores. Eu todo dia saio daqui com a edição impressa na mão. Deixar meu registro e admiração à edição immpressa e parabenizar toda equipe. São um orgulho para Santa Catarina” — Mauricio Eskudlark, deputado do PL
*Além dos deputados que se manifestaram, participaram da homenagem ao Grupo ND os seguintes parlamentares: Neodi Saretta (PT), Jessé Lopes (PL), Lucas Neves (Podemos), Mauro de Nadal (MDB), Oscar Gutz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil), Pepê Collaço (Progressistas) e Padre Pedro Baldissera (PT), que presidiu a sessão.