Os alunos do Jardim I B do NEI Novo Tempo, de Balneário Camboriú conheceram melhor a profissão dos astronautas e como vivem durante sua missão no espaço. As professoras Maria Aparecida da Silva e Marlene Jablonki aplicaram o projeto “Uma Viagem ao Sistema Solar” para que os pequenos conhecessem melhor as curiosidades e características desse universo.
Para a socialização do projeto, as professoras confeccionaram capacetes e roupas que simulavam os dos astronautas e até mesmo o oxigênio que eles carregam em suas viagens. Juntos, eles também criaram um foguete, o “Apollo 18” para que a tão sonhada “viagem à lua” tornasse realidade.
Um cenário foi criado com fibras, balões, tecidos brancos e efeitos especiais com luzes e fumaças para simular a chegada dos alunos à lua. Enquanto eles se preparavam para entrar em cena, outros alunos, pais e funcionários que foram acompanhar a apresentação, assistiram a um vídeo onde um foguete de verdade decola. Logo em seguida, o Apollo 18, produzido pelos alunos, aterriza no palco e os pequenos astronautas simulam a chegada deles à lua.
Um dos alunos crava a bandeira do Brasil e juntos eles cantam o Hino Nacional, seguido da música de Raul Seixas, “O carimbador maluco”.
A gestora do NEI Novo Tempo, Kelly Mello Trentin, conta que a ideia de trabalhar com o Sistema Solar partiu dos próprios alunos. “Eles trouxeram esse assunto para dentro da sala e as professoras pegaram isso como gancho para trabalhar o assunto”, explica a gestora.
O tema instiga a criatividade e curiosidade das crianças, que além de ampliarem seus conhecimentos sobre astronautas e os planetas, passam a ter um olhar mais observador.