Anvisa recomenda suspensão definitiva de cruzeiros no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enviou, nesta quarta-feira (12), um documento recomendando a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

De acordo com informações do Portal R7, a iniciativa é uma ação necessária à proteção da saúde da população por conta do aumento de casos de Covid-19 registrados em embarcações que realizam viagens pela costa brasileira.

A Anvisa já havia recomendado a suspensão temporária de navios, preventivamente, até que houvesse mais dados disponíveis para avaliação do atual cenário. Como resultado, as empresas anunciaram a suspensão dos cruzeiros no Brasil até 21 de janeiro.

“Os protocolos definidos pela Anvisa para operação dos navios de cruzeiro no Brasil trouxeram dispositivos que permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações durante quase dois meses e foram fundamentais para identificar rapidamente a alteração no número de casos a bordo na penúltima semana epidemiológica de 2021”, afirma a agência em nota.

“Portanto, a agência entende que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro. Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população”, avalia a agência.

A análise do órgão demonstra que, das cinco embarcações em operação no Brasil, três estão classificadas no Nível 4, ou seja, que sinaliza cenário de alerta quanto à disseminação do coronavírus.

Últimas Notícias

Mais lidas