Após frente fria, SC tem chuva, nevoeiros e altas temperaturas; veja por região

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

O início de semana em Santa Catarina será de chuva fraca, nevoeiros e altas temperaturas, após uma frente fria que deixou o mar agitado neste domingo (26), segundo a Defesa Civil.

A segunda-feira (27) terá condições para a formação de nevoeiros, mas ao longo do dia haverá o predomínio de sol em todas as regiões.

A Epagri/Ciram reforça que do Meio-Oeste ao Litoral deverá ter mais nuvens, assim como chuva fraca no Litoral Norte durante a madrugada e o início da manhã.

A Defesa Civil diz que as temperaturas mínimas no amanhecer serão perto dos 7°C em pontos da Serra, variam de 16 a 19°C no Litoral e Vale do Itajaí e ficam entre 10°C e 13°C nas demais regiões.

Já à tarde volta a esquentar no Oeste, com máximas acima dos 30°C. Nas demais regiões as máximas variam de 25°C a 28°C. O vento deverá ir de leste a nordeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada.

O mar será agitado em todo o litoral catarinense, com ondas de direção sul entre 1,5 e 2 metros e picos de até 2,5m, com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Terça-feira com instabilidade

A instabilidade retorna a Santa Catarina, nesta terça-feira (28), com o afastamento da massa de ar seco para o mar. No Litoral, haverá variação de nuvens e condições para chuva por alguns momentos, causada pela influência da circulação marítima.

Nas demais regiões, há sol, calor e pancadas de chuva e temporais isolados devido a áreas de instabilidade que se formam no Paraná e se deslocam para Santa Catarina.

A Defesa Civil classifica o risco como moderado a localmente alto para ocorrências relacionadas aos temporais, como destelhamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica, alagamentos e enxurradas, principalmente no Extremo-Oeste do Estado.

No amanhecer, as temperaturas serão amenas, com mínimas próximas a 7°C na Serra e de 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas ficarão entre 28 e 30°C na maior parte do Estado, com exceção dos Planaltos, com máximas entre 22 e 25°C.

Confira as temperaturas nesta segunda, segundo a Epagri/Ciram

  • Litoral Norte: 19°C | 29°C;
  • Planalto Norte: 14°C | 27°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 20°C | 29°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 15°C | 26°C;
  • Vale do Itajaí: 14°C | 26°C;
  • Litoral Sul: 15°C | 26°C;
  • Planalto Sul: 8°C | 25°C;
  • Meio-Oeste: 10°C | 27°C;
  • Oeste: 12°C | 30°C;
  • Extremo-Oeste: 12°C | 31°C.