Por: Ricardo Gebeluca | 08/03/2018

Os turistas e moradores que visitarem pontos turísticos de Itapema e região agora contam com a tecnologia dos Beacons, um guia virtual. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea, sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do AppTagCity. Basta se aproximar dos locais com smartphones e tablets para receber na tela todos os dados dos pontos visitados.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet do visitante. A medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia para o smartphone e tablets as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento.

Em Itapema os Beacon foram instalados no Mirante do Encanto, Mercado Cultural, Ponte dos Suspiros, Parque das Capivaras. Sede da Primeira Prefeitura, Capela São João Batista, Parque Calçadão, Via Gastronômica (Praia de Ilhota).

“Esta é mais uma ferramenta para que o turista e o morador possa conhecer um pouco mais sobre as características dos pontos turísticos da nossa cidade”, afirmou a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé.

Parceria entre os municípios da região

Os dispositivos foram desenvolvidos pela startup catarinense Smart Tour Brasil em parceria com o aplicativo TagCity. A utilização dos Beacons é uma iniciativa da Entidade Intermunicipal de Turismo na Costa Verde & Mar (Citmar), Sebrae SC e faz parte do projeto Destinos Inteligentes que apoia o uso da Internet das Coisas e a tecnologia para o aprimoramento dos trabalhos e atrativos. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.