
A Prefeitura de Itapema deu início a um dos maiores programas de recuperação viária da história do município. Com investimento superior a R$ 30 milhões apenas na primeira fase, o Avança Itapema vai levar pavimentação, recapeamentos, drenagens e faixas elevadas a todos os bairros da cidade.
Além da pavimentação, o programa também prevê melhorias em drenagem urbana e implantação de novas faixas elevadas para aumentar a segurança no trânsito. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a previsão é de que os primeiros asfaltos comecem já nesta sexta-feira (01/08), juntamente com a instalação das faixas elevadas.
Cronograma das obras
As primeiras ruas que estão recebendo tapa-buracos incluem a Rua Geral do Sertão, 406G3 até a 444, Rua 440, Rua 418, além das vias da Meia Praia como 244, 264, 270, 272, 282, 284, 286, 288, 294 e 302. Outras vias do Centro também estão mapeadas para receber os reparos.
Já os recapeamentos completos começaram pelas ruas 246C, 902B, 810, 1204, 308A, 250 e 406C no bairro Morretes, além de trecho da Marginal Oeste — que também receberá nova drenagem na vala existente. Algumas vias ainda passarão por ajustes de galeria, rebaixamento ou aguardam liberações técnicas como da SC Gás.
Faixas elevadas
Além da recuperação do asfalto, o programa prevê a instalação de novas faixas elevadas para aumentar a segurança de pedestres, especialmente em regiões escolares. Os primeiros pontos incluem:
- Rua 220 (2ª Avenida)
- Rua 230 (antes do encontro com a 2ª Avenida)
- Rua 458 (próximo à Rua 460A)
- Rua 462 (na altura da faixa de pedestre)
- Ruas 115 e 119 (bifurcação com o Colégio Olegário)
O programa Avança Itapema seguirá em execução ao longo dos próximos meses, com acompanhamento técnico e atualizações constantes à população. Novos trechos e bairros serão divulgados conforme a liberação de frentes de trabalho.






