Balanço Social Sesc 2017 Apresenta Realizações, Investimentos E Resultados

O Sesc em Santa Catarina lança, nesta quinta-feira (22/02), o seu Balanço Social 2017, que apresenta as principais realizações, investimentos e resultados alcançados. Desta forma, presta contas da aplicação dos recursos e mantém a tradição de transparência nos processos e no exercício da responsabilidade social. A publicação inclui estratégia, perfil organizacional, estrutura operacional, ampliações dos serviços, reconhecimentos recebidos, novas instalações, indicadores sociais internos, externos, e ambientais e dados financeiros. O Balanço Social Sesc está disponível em https://www.sesc-sc.com.br/publicacoes.

Em 2017, o Sesc investiu R$ 37,5 milhões em obras e equipamentos, implantou novas Unidades em Curitibanos e São Joaquim e os serviços de Creche em Jaraguá do Sul e Curitibanos e novas Academias em Biguaçu e Florianópolis (Jardim Atlântico). 396.799 trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços, Turismo e comunidade fizeram o Cartão Cliente Sesc e geraram 2.582.434 inscrições em atividades, números que comprovam o alcance social e educativo do nosso trabalho.

“Essa é a forma de compartilhar algumas das nossas realizações, resultados e indicadores que representam o comprometimento da nossa gestão com a cidadania e o desenvolvimento sustentável. Assim, prestamos contas e agradecemos aos parceiros, empresários, apoiadores, colaboradores, clientes e a toda a sociedade”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.

A Instituição está presente em todas as regiões do Estado e fechou o ano com a presença em 30 cidades, 56 pontos de atendimento e 17 unidades móveis, que de forma itinerante desenvolvem eventos comunitários, atendimento odontológico, educação em saúde e incentivam a leitura em diversas localidades.

No Balanço Social, o Sesc disponibiliza informações relevantes de sua gestão. Na seção “Indicadores Sociais Internos” é possível ter acesso a dados sobre as ações desenvolvidas em prol das equipes de trabalho e a gestão de pessoas, que fechou o ano com 2.712 colaboradores e 586 estagiários no corpo funcional.

Os “Indicadores Sociais Externos” traçam um panorama das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na área de Educação, recebemos mais de 21 mil alunos em nossa Rede de Ensino. Pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) foram concedidas 1.893 bolsas de estudos integrais. Na Saúde, mais de 203 mil consultas foram geradas beneficiando 62.458 pessoas, além de mais de 2 milhões de refeições servidas. Na área de Cultura, foram promovidas 3.054 apresentações de música, teatro e dança, atingindo um público 329.697 espectadores. A área de Lazer teve 82.182 clientes inscritos nas Academias; 9.800 alunos na iniciação esportiva; 1.896.622 participações em atividades recreativas; 15.632 pessoas usufruíram dos passeios e excursões promovidos pelo Turismo Social, e os três Hoteis Sesc receberam 37.341 hóspedes.

Na área de Assistência, o Programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício de alimentos, arrecadou e distribuiu 3.024.281 quilos de alimentos, a partir de doações mensais de 556 parceiros, beneficiando 70.000 pessoas por mês, em 79 municípios. Na seção “Indicadores Ambientais”, a Instituição mostra sua caminhada em busca da sustentabilidade, com destaque para a Educação Ambiental, que só nos Hoteis envolveu mais de 17 mil clientes.