
A prefeitura de Balneário Camboriú divulgou na noite desta segunda-feira (16) novas medidas para evitar conter o avanço do Coronavírus. Entre as principais medidas estão a proibição da entrada de ônibus de turismo na cidade e a suspensão das aulas a partir desta quarta-feira (18).
O prefeito Fabrício Oliveira proibiu ainda aglomeração em teatros, igrejas, casas de shows, cinema e bibliotecas. Também serão suspensos alvarás para eventos públicos e privados, além da recomendação para evitar concentração de muitas pessoas em shoppings e praias.
Bares e restaurantes de Balneário Camboriú também deverão observar a distância mínimas de 1,5 metro entre as mesas. Já os ônibus intermunicipais que chegam na rodoviária estão sendo abordados e os passageiros passam por avaliação e são encaminhados em casos suspeitos.
Outra medida anunciada pela prefeitura é a instalação de um ambulatório de combate ao Coronavírus. A estrutura ficará no estacionamento do Hospital Ruth Cardoso e oferecerá atendimento exclusivo às pessoas que apresentam sintomas do vírus ou tiveram contato com pessoas com sintomas.
“A ideia é centralizar esse atendimento para descarregar as unidades de saúde”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.
OUTRAS AÇÕES CONTRA O CORONAVÍRUS
Central de Atendimento 1DOC
A administração municipal recomenda as pessoas utilizem ainda mais a central de atendimento 1DOC, evitando assim o fluxo de pessoas nos departamentos da prefeitura, especialmente na Fazenda.
A Secretaria de Fazenda informa aos moradores que muitos serviços realizados atualmente na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú são feitos via on-line, por meio da plataforma 1DOC.
Por isso, a recomendação nesse momento é de que: sempre que possível, as pessoas evitem o deslocamento até o paço municipal e optem pelos atendimentos digitais.
Casa dos Conselhos
Todas as reuniões promovidas pela Casa do Conselhos ficam suspensas até dia 31 de março.
Secretaria de Inclusão Social
A Secretaria de Inclusão Social informa que todas as atividades coletivas de grupos na Inclusão, não só na Casa da Mulher (Cras, Creas e Centros de Convivência), foram suspensas.
Neste momento, apenas os serviços de emergência permanecem, bem como os atendimentos na área da psicologia, nutrição e fisioterapia, e os programas Abraço à Vida e Abraço à Mulher.
Os funcionários da Inclusão que estão nessa área de vulnerabilidade, trabalharão em sistema home office, ou seja, trabalho em casa.
Junta Militar
O Fórum da Família, localizado na rua 916, nº 643 – Vara da Família, ficará fechado como medida preventiva à disseminação do coronavírus (Covid-19).
Por conta disso, a Junta Militar não terá atendimento ao público neste período, apenas nos telefones – (47) 33634353 ou (47) 996794721.
Centros Comunitários
As atividades desenvolvidas nos centros comunitários também estão suspensas até dia 31 de março; caso seja necessário, o período será prolongado.
Benefícios e Bolsa Família
O atendimento e cadastro para Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada estarão suspensos. A recomendação é para que os idosos permanecem em casa, já que integram o grupo de risco no contágio da doença.
Fundação Municipal de Esportes
A Fundação Municipal de Esportes (FME) suspendeu todas as reuniões a partir desta segunda-feira (16) até o dia 31 de março. A reunião que aconteceria nesta quarta-feira (18), para definição do Campeonato Veteranos, foi adiada. Após o dia 31, a Fundação de Esportes irá se pronunciar sobre o futuro dos campeonatos e outros eventos.
As inscrições para o Campeonato Veteranos e Série B foram prorrogadas até o final de março, apenas para times inscritos realizarem o cadastro de seus atletas. Foram suspensas todas as aulas, treinos, aperfeiçoamentos e eventos.
Hotéis e pousadas
Os fiscais de postura do município passarão em todos os hotéis e pousadas para alertar sobre a importância de informar à Vigilância Epidemiológica caso haja alguma pessoa com sintomas.
Procon
Os fiscais do Procon fiscalizaram 39 comércios nesta segunda-feira (16) para inibir a cobrança abusiva de alguns itens que ganharam muita procura, como álcool em gel e máscaras. As fiscalizações continuam e o número para denúncias é 151.
Atendimento odontológico
A Secretaria de Saúde comunica que o Centro Odontológico Integrado (COI) não estará fazendo atendimentos durante os próximos dias. Todos os agendamentos estarão sendo adiados sem previsão de retorno. Somente serão atendidos casos de urgência.
Orientações gerais
Aos moradores, vale ressaltar que os cuidados preventivos, como evitar locais com aglomeração de pessoas e a higienização correta das mãos. O número de telefone para informações sobre o Coronavírus é (47) 9 9243-4894.