Balneário Camboriú será palco do 1º sol rindo – Festival de Palhaçaria

De 14 a 18 de novembro Balneário Camboriú será palco de muita alegria. As risadas serão proporcionadas pelo 1º Sol Rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú.  O evento, idealizado e realizado pelas Palhaças e Produtoras Culturais Bruna Pierami e Monique Neve – sócias da Primo Atto Produções e da Cia As Mareadas – e por Bia Alvarez – Palhaça Everline Flore e Bia Alvarez Produções, contará com uma programação bastante extensa, composta por oficinas, espetáculos, debates, vivências e muito mais.

Ao total serão 10 espetáculos apresentados gratuitamente em praças, ônibus e no Teatro Municipal Bruno Nitz. O Festival conta com artistas e grupos de renome, como Palhaça Barrica (Chapecó/SC), Cia Traço Teatro (Florianópolis/SC), Cia Palhaça Sem Lona (Porto Alegre/RS), Tenha dó Trio (Florianópolis/SC), Cia de la Curva (Chapecó/SC), Circo S/A (Curitiba/PR), Fabiano Peruche (Chapecó/SC), além do Teatro da Mafalda com a Palhaça Mafalda Mafalda (São Paulo/SP), uma das grandes expoentes da palhaçaria feminina do Brasil. Durante todo o evento também haverá duas exposições no hall do Teatro Municipal Bruno Nitz: PalhaçoGráfica UNU MUNDUS, da fotógrafa Samira Lemes (Palhaça Marisa) e Vejo Palhaços, da artista Tatiane Hardt (Palhaça Tita Tinta).

O 1º Sol Rindo tem como objetivo promover, difundir e fomentar a linguagem da palhaçaria no cenário cultural de Balneário Camboriú.

De acordo com as organizadoras, os grandes focos do Festival são: realizar um festival de palhaçariamisto, onde a mulher palhaça esteja em evidência profissional; criar um ambiente de debate, de construção e formação da linguagem artística da palhaçaria entre artistas e comunidade; promover o encontro entre artistas e o público; criar ambientes que fomentem o intercâmbio entre artistas locais e de outras regiões do Estado e do País; inserir Balneário Camboriú na rota dos festivais de palhaçaria do País, marcando o calendário da cidade com a realização anual do Festival; ocupar mais espaços com espetáculos, além do teatro, das praças e do transporte público.

“Atualmente o movimento artístico cultural da palhaçaria tem se fortalecido e se expandido por meio de intervenções, espetáculos, oficinas, mostras, encontros e festivais específicos desta linguagem em todo o Brasil. Para que Balneário Camboriú não fique de fora, desejamos agregar à cidade este roteiro de festivais, que tem trazido arte para a comunidade de forma expressivamente humana, reflexiva e com forte apelo social. Somos Palhaças e acreditamos no riso como forma de bem viver. A realização do Festival é uma maneira de expandir isso à máxima potência”, resume a equipe organizadora.

O 1º Festival Sol Rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú, é um projeto da Cia As Mareadas e da Primo Atto Produções. Conta com o apoio da MeroAcidentePalhaçaria e é patrocinado pela LIC – Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú 2018. As apresentações são gratuitas, mas a organização conta com a colaboração dos espectadores na doação de 1kg de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados para entidades assistenciais.