Por: Ricardo Gebeluca | 3 semanas atrás

Nesta quinta-feira, 23, foi realizada a primeira rodada e abertura dos campeonatos Sul Brasileiro Sub-13 masculino e feminino, em Brusque. Cerca de 100 crianças representam os três estados do sul do país, sendo que Santa Catarina conta com dois times em cada torneio. Na primeira rodada, as seleções feminina e masculina do Paraná levaram a melhor sobre o Rio Grande do Sul. Já nos confrontos entre os catarinenses, as equipes “A” levaram a melhor sobre as equipes “B”.

O torneio feminino abriu o evento com o confronto entre Paraná e Rio Grande do Sul e vitória de 46 a 27 para as paranaenses. Em seguida, foi a vez dos times masculinos, novamente com vitória do Paraná por 47 a 38 no jogo mais disputado do dia. Depois foi a vez das seleções de Santa Catarina entrarem em quadra. A feminina “A” venceu a “B” por 44 a 11 e, fechando o primeiro dia, a masculina “A” venceu a “B” por 49 a 25.

Entre o terceiro e quarto jogo, foi realizada a cerimônia de abertura com a presença dos 92 atletas das oitos equipes em quadra, além da arbitragem. No discurso de abertura, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, falou sobre a união das três federações para continuar realizando os campeonatos de seleção.

“Há quem diga que é muito cedo, mas nossas federações acham que o sub-13 não pode deixar passar em branco esses momentos, assim como no sub-15 e no sub-17. Se temos uma confederação que não se importa com esses momentos, não seremos nós, federações da região Sul que deixaremos essa oportunidade passar. Se depender de nós, vocês jogarão sempre até serem adultos”, falou o presidente da FCB.

Este é o terceiro Campeonato Sul Brasileiro de seleções realizado em novembro. Os outros dois foram em Florianópolis (Sub-17) e em Terra Rica, no Paraná (Sub-15). Os jogos têm transmissão pela página da Cifesc no Facebook.