Bombeiros atendem 171 pessoas em 67 cidades durante chuvas intensas em SC

As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina mobilizaram as equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) em mais de 150 chamados, em 67 municípios. Foram 171 pessoas atendidas entre a última quinta-feira (11) e esta terça (16), em ocorrências de resgate de pessoas, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

Cerca de 350 bombeiros, entre militares e comunitários, foram empenhados para os atendimentos em todo o Estado. Do número total de ocorrências, 67% foram no Litoral, principalmente na Grande Florianópolis, 18% no Oeste e Extremo Oeste, e 15% na Serra e Meio-Oeste.

— Monitoramos a situação e atuamos em conjunto com as equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil durante as chuvas que atingiram Santa Catarina, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, para garantir mais agilidade nos atendimentos e melhor direcionamento das equipes sempre que fosse necessário — afirma o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

Resgates e apoio

As equipes ficaram de sobreaviso e a Força Tarefa 10, sediada em São José (10ºBBM) na Grande Florianópolis, foi ativada para aumentar a capacidade de atendimento. Na área industrial de São José , oito pessoas foram retiradas de local de risco e abrigadas em casas de familiares. A equipe também atuou em Paulo Lopes, Palhoça e Biguaçu.

Na cidade de Paulo Lopes, uma das mais atingidas, famílias que estavam ilhadas foram resgatadas pelos Bombeiros. A corporação também levou comida para moradores em locais de difícil acesso no Bairro Sertão do Campo, em São José, e mantimentos para motoristas presos nas filas do Morro dos Cavalos, na BR-101, em parceria com a Defesa Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A previsão da Defesa Civil indica sol nos próximos dias, por conta de uma massa de ar seco e frio, o que trará uma queda nas temperaturas em todas as regiões. As Forças-Tarefas foram retiradas do sobreaviso, mas caso as condições de chuva retornem, podem ser acionadas novamente.

Situação de emergência em 6 cidades

De acordo com a Defesa Civil estadual, seis municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência. São eles: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas e Palhoça. Na nota publicada nesta terça-feira, a Defesa Civil informava que a documentação dos processos estava em análise para Homologação pelo Estado.

Os Bombeiros ainda alertam para os riscos do contato com a água de locais alagados, como a transmissão de doenças. Moradores também devem cuidar com a rede elétrica, e em caso de emergências acionar o 193.