Bombinhas apresenta nova marca da cidade nesta quarta-feira

Para fortalecer a imagem, os atrativos e as potencialidades de Bombinhas, nesta quarta-feira (03) será apresentada a nova marca e identidade visual da cidade. O evento de lançamento será às 19h30, no auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola, seguindo os protocolos de segurança da pandemia. Na ocasião também será apresentada a programação de eventos para a temporada 2021/2022.

A nova marca de Bombinhas é resultado de um projeto de place branding, desenvolvido no primeiro semestre de 2021, através do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. O projeto contou com o envolvimento de 70 pessoas de diferentes setores, como representantes da iniciativa privada, moradores e servidores públicos, que participaram da construção do novo conceito visual e verbal da cidade.

A partir do lançamento oficial, a ideia é que o trade turístico, a comunidade em geral e os órgãos públicos possam se apropriar danova marca. Para a secretária de turismo e desenvolvimento econômico de Bombinhas, Bianca Seibt, a nova identidade será fundamental para ofortalecimento e divulgação do destino turístico.

“A nova identidade vem com a proposta de despertar o sentimento de pertencimento e estimular que todos falem a mesma linguagem e utilizem a marca para promover o destino, inclusive na divulgação dos produtos e serviços”, afirma.

 

Place branding e a nova marca

O place branding é uma metodologia que busca fortalecer a identidade do local a partir do envolvimento colaborativo e da participação de diferentes atores da sociedade para despertar o sentimento de orgulho e pertencimento, atrair turistas e investimentos, potencializar as singularidades do local e se diferenciar como destino.

De acordo com Gisella Simões, sócia-diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia – IDIT e consultora contratada para a realização do processo, na prática o place branding se refere a um conjunto de estratégias, soluções e projetos para posicionar Bombinhas num outro patamar. “Toda identidade visual e o sistema gráfico tiveram o objetivo de posicionar Bombinhas como uma cidade boa para viver, para morar, para empreender e turistar”, explica.

O processo de place branding foi dividido em quatro etapas: mapa de valor, mapa do público-alvo, mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino, e entrega do conceito visual e verbal da marca.

Renieri Balestro é empresário e participou de todo o processo de place branding. “Meu desejo é que essa marca se estabeleça como a marca da cidade de uma forma generalizada, para todo o trade, porque ela tem muito para contribuir com a identidade do destino Bombinhas”, afirma.

Agora, um comitê de governança, formado por lideranças que participaram do projeto, vai planejar as ações a partir das estratégias que buscam o reposicionamento da cidade.