BR-101 entre Penha e Itajaí deve ganhar terceira faixa, diz concessionária

O trecho da BR-101 entre Penha e Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, deve ganhar uma terceira faixa. A adição é uma tentativa de resolver o trânsito intenso na região. O projeto foi apresentado na Fiesc (Federação das Indústrias) na segunda-feira (19).

O estudo também foi apresentado à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) na última semana, mas só deve ser protocolado nesta, conforme o gerente técnico da Arteris Litoral Sul, Marcos Dutra. O custo das novas obras ainda não foi calculado.

O projeto executivo ainda deve ser elaborado em 180 dias, e só depois disso, protocolado na ANTT, que tem de 90 a 120 dias para analisar. As licenças ambientais só devem ser obtidas depois disso.

Se tudo acontecer dentro do prazo, a expectativa da Fiesc é que as obras iniciem entre fevereiro e março de 2024.

O engenheiro Newton Gava, autor do estudo, afirmou que o conjunto de intervenções dará resultado rápido e são obras para estarem prontas em dois anos.

“Para o atual momento que a rodovia vive e pela necessidade de execução de obras sem muitas restrições e com menor impacto, estudamos uma proposta de implantação de terceiras-faixas em segmentos mais críticos”, afirmou Dutra, salientando que a necessidade de ampliação de capacidade da BR-101 já vem sendo discutida há bastante tempo. O estudo de tráfego anterior foi feito em 2015-2016.

Projeto foi apresentado na Fiesc e obras devem começar entre fevereiro e março de 2024 – Foto: Filipe Scotti

Trecho da BR-101 em Balneário Camboriú

Outro ponto crítico debatido na reunião foi o trecho de Balneário Camboriú, que já tem obras previstas por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta): terceira faixa do km 129 até o km 135 Sul, terceira faixa do km 129 até km 138 norte e rua lateral norte desde o pronto de atendimento da Barra até o Hotel Cotoni.

Em 2017, foi protocolado na ANTT o pedido para a execução de um pacote de obras que, à época, totalizava cerca de R$ 2,7 bilhões em investimentos entre Garuva e Palhoça, para melhorar substancialmente o tráfego e a segurança da rodovia. No entanto, essa proposta não foi aprovada.

Um dos pontos que preocupam a FIESC na nova proposta, apresentada nesta segunda-feira, é com relação à implantação da ponte na marginal norte do rio Itajaí-Açu. O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, defendeu que se mantenha o que está previsto na proposta original, de 2017.

Informações nd+