Por: Ricardo Gebeluca | 1 mês atrás

Um avião dos Emirados Árabes Unidos pousou na cidade de Brasília, no início da manhã desta segunda-feira (6), com uma carga de 10 toneladas de materiais de saúde. Os itens, que servirão para o combate ao coronavírus, foram doados após um acordo feito pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Entre os insumos que chegaram ao país estão máscaras, testes rápidos, luvas e roupas médicas. O Ministério da Saúde fará a triagem das demandas e a pasta da Defesa cuidará da logística. A ação faz parte da chamada Operação Covid-19, amparada pelas Forças Armadas, que destacaram 34 mil militares para atuarem no combate à pandemia.

Em três meses, a Força Aérea Brasileira já transportou 350 toneladas de materiais de saúde. Ao todo, foram mais de 1.038 horas de voo, o suficiente para dar 11 voltas na Terra. Os militares também tem atuado na descontaminação de espaços públicos.

Além do transporte, já foram realizadas mais de 2,6 mil descontaminações de espaços públicos, transportadas 16 mil toneladas de material de saúde, nos modais aéreo e terrestre, entregues mais de 570 mil kits de alimentação, realizadas mais de 19.000 doações de sangue, dentre inúmeras outras ações.