Por: Ricardo Gebeluca | 19/07/2019

Uma pesquisa conduzida pela Ipsos apontou o Brasil como o 4º país do mundo que mais confia nos jornais e nas revistas. Acima estão Índia, Arábia Saudita e África do Sul. No outro extremo, a população da Sérvia é a que menos confia nesse tipo de mídia.

65% dos leitores brasileiros indicaram confiar nos periódicos contra 8% que disseram não confiar e 23% que confiam com ressalvas. A título de comparação, a média global é de 47% – em último lugar, o índice da Sérvia ficou em 11%. O Brasil também figura entre os países que mais acreditam na relevância dos jornais e revistas, sendo a média brasileira 70% contra a global de 54%.

A pesquisa global “Confiança na Mídia” mediu ainda a aceitação a outros meios de comunicação, onde o Brasil chegou aos mesmos 65% na credibilidade atribuída à televisão e rádio, e 58% na aprovação referente a sites e plataformas online. Também foi perguntado acerca das fake news, constatando que 59% dos brasileiros acreditam que, apesar de tudo, conteúdos falsos estão presentes na mídia impressa.

A pesquisa ouviu quase 20 mil pessoas em 27 países e a margem de erro ficou em 3 pontos percentuais.