
O calorão em Santa Catarina já tem data para dar trégua. A previsão indica que entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, uma frente fria formará áreas de instabilidade no Estado com chance de chuva e trovoada.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, essa condição deve reduzir um pouco as temperaturas máximas e provocar maior amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínimas e as máximas.
- Leia também: SC oferece parcelamento de ICMS em até 120 vezes para empresas impactadas pela pandemia
“Será frio pela manhã e quente durante a tarde. Na maior parte do Estado, as temperaturas máximas ficarão entre 26°C e 28°C. Algumas projeções apontam março com as temperaturas próximas ou até abaixo da média com a presença de pelo menos duas massas de ar frio”, explica Scheuer.
Até lá, no entanto, os catarinenses terão que se preparar para enfrentar mais chuvas e dias de calorão com sensação de abafamento.
Praticamente ao longo de toda esta semana, as temperaturas permanecerão acima dos 30°C em Santa Catarina. O destaque vai para o Extremo-Oeste e o Oeste onde as máximas ficam entre 32°C e 36°C.
Final de semana
Entre a terça-feira (22) e o final de semana de Carnaval, Scheuer explica que a condição atmosférica é bem comum desta estação, quando períodos de muitas nuvens se intercalam com a formação de pancadas de chuva mal distribuídas acompanhadas de trovoadas.
“Essa condição de chuva pode se converter em temporais em algumas poucas áreas do Estado, onde podem ocorrer transtornos relacionados à chuva forte, granizo, raios e ventania”, alerta Piter.