Por: Ricardo Gebeluca | 07/10/2018

Na última segunda-feira  (1º), o auditório da AMFRI recebeu a última etapa da capacitação “Trabalho social no SUAS: proteção no campo das relações”. Assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, profissionais da área administrativa e demais representantes das outras categorias, que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios da região concluíram a formação continuada que iniciaram no mês de março. A capacitação foi uma promoção da AMFRI e de seu Colegiado de Assistência Social.

Cerca de 90 profissionais envolvidos, todos da Rede de Assistência Social, principalmente trabalhadores que atuam nos serviços e também profissionais que atuam nas equipes de gestão estiveram envolvidos. A última etapa da capacitação foi composta por um seminário, onde os participantes evidenciaram que com a capacitação houve uma maior valorização do trabalho em equipe e articulado entre os serviços, com iniciativas de grupos de estudo, reuniões mais frequentes entre proteções, discussões de casos mais complexos, e tendo a revisão dos processos de trabalho, repensar, com intervenções mais coletivas e envolvendo mais serviços.

A formação que foi uma demanda apresentada pela categoria foi conduzida pelas consultoras Abigail Torres e Stela Ferreira, da empresa contratada pela AMFRI, a Vira e Mexe Desenvolvimento de Equipes. Abigail destaca que a iniciativa da AMFRI de formação continuada de trabalho com profissionais de diferentes municípios, com diferentes portes, é inovadora e diferenciada porque permite que profissionais de municípios de pequeno porte tenham acesso a debates mais intensos e qualificados sobre o trabalho e possam trocar suas vivências e experiências com profissionais que atuam em municípios maiores.

“Consideramos que alcançamos nossos objetivos centrais de justamente poder impactar no cotidiano de forma que estimule a reflexão, repensar e replanejar a intervenção. Para nós da Vira e Mexe fica um sentimento de muita gratidão pela entrega dos profissionais em dialogar conosco, uma participação sempre muito comprometida dos profissionais no processo, e a nossa gratidão a AMFRI por essa oportunidade”, evidenciou Abigail, acrescentando ainda que a própria fala dos secretários ao término do seminário, apontando que estão colendo frutos dessa capacitação, demonstra o quanto obtiveram sucesso.

A presidente do Colegiado de Assistência Social da AMFRI, Rosi Voltolini (Ilhota), destaca que o intuito do Colegiado de promover um nivelamento de compreensão dos trabalhadores da Proteção Social Básica, Média e de Alta Complexidade foi alcançado. “Conseguimos ter a compreensão de todos os secretários sobre a necessidade de termos essa capacitação de maneira continuada e conforme solicitado por muitos técnicos, levaremos a pauta do Colegiado a proposta de dar continuidade a este trabalho em 2019”. Rosi ainda comemora que “o curso proporcionou um crescimento para todos e que foi possível comprovar isto com a apresentação dos trabalhos finais e com o reconhecimento dos secretários presentes”.