A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico, realizou na tarde desta quarta-feira (03/04) a 3ª edição da entrega da Carteira Municipal do Artesão. Mais de 40 profissionais foram beneficiados e agora estão habilitados para comercializar os produtos na cidade. O município possui duas associações de artesãos que contam com cerca de 100 profissionais.
A entrega das carteirinhas foi realizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé. “Os artesãos são uma das classes mais organizadas em Itapema. Esta é a importância da união, sempre somar”, disse. “Nos espaços públicos que comercializam os produtos serão aceitos somente os artesãos com a carteira municipal e nacional”, explica a secretária.
Presente a solenidade, a presidente da Associação dos Artesãos da Meia Praia, Sônia Lima, ressaltou os avanços do setor nos dois últimos anos. “Estamos na ativa há 19 anos e de dois anos para cá houve um divisor de águas. Deste então, o artesanato passou a ter voz em nossa cidade. Somos vistos de outra forma e hoje temos visibilidade e espaço para trabalhar com dignidade. Além disso, as políticas públicas que estão sendo construída estão sendo realizadas de maneira coletiva e responsável”, afirma.
Em Itapema, várias famílias possuem o artesanato como fonte principal de renda. “O artesão nasce com esse dom. Cada um possui seu estilo próprio. Eu hoje fiquei emocionada pois trabalho desde criança com artesanato. Porém, nunca imaginei que iria ser uma fonte de sustento para minha família. Estou feliz demais em receber minha carteirinha de artesã profissional”, revelou Adriana Maria Salami.
Atualmente, os artesãos comercializam seus produtos no Mirante do Encanto, na Feira da rua 230 e no Mercado Público Municipal Nelson Santos.