A estação mais fria do ano chegou. E para garantir o pleno funcionamento dos serviços de abastecimento de água e saneamento, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) faz um alerta aos consumidores sobre cuidados importantes e manutenções preventivas que podem ser feitas nas tubulações e hidrômetros, durante esse período gelado do ano.
O maior problema enfrentado pela Companhia nessa época do ano é o congelamento da água na tubulação exposta à superfície, principalmente nas regiões em que os termômetros registram baixas temperaturas, geadas e até neve. Nesses casos mais severos, esse processo pode levar à interrupção do abastecimento e até a danos no material dos tubos. Para auxiliar e amenizar essa situação, a Casan orienta a população a proteger os tubos dentro das residências e que não ficam enterrados. A cobertura pode ser feita com jornal, papelão, plástico ou lona, e ajuda a evitar o congelamento pelo frio excessivo.
Essa orientação vale também para a região do hidrômetro, para evitar a necessidade de troca do equipamento pela Companhia. Mesmo as canalizações internas que são de responsabilidade direta do consumidor, também podem receber essa proteção extra na estação fria, o que evita maiores transtornos.
Outra dica da Casan é aproveitar que no inverno o consumo de água geralmente é menor e programar para essa estação, a limpeza da caixa d’água do seu imóvel. A higienização é importante não apenas para evitar o acúmulo de sujeira, mas também para eliminar a presença de pragas que podem se proliferar no recipiente e transmitir doenças. O ideal é fazer a limpeza do reservatório a cada seis meses.