Casos de Sífilis disparam em SC, que já registra 4 diagnósticos positivos por dia

Os casos de sífilis dispararam em Santa Catarina nos últimos dez anos. Os dados fornecidos pela SES/SC (Secretaria da Saúde de Santa Catarina) mostram que a doença não para de crescer no Estado.

Os dados computados de 2012 até 2022 mostram que a cada dia, quatro pessoas foram diagnosticadas com a doença em Santa Catarina. Em 2012 os números eram de 574 pessoas vivendo com sífilis no Estado. Já em 2022, o número saltou para 15.702 casos.

Segundo a infectologista Renata Zommer, o número é esperado. Seja por falta do uso de preservativos, ou por maior procura por testes para diagnosticar a doença.

Regiões de Santa Catarina com mais casos

A região Nordeste do Estado foi a que mais registrou casos no último ano. Ao todo, 2.606 pessoas descobriram a doença em 2022 na região. De acordo com o governo do Estado, as cidades que compõem a região são: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Em seguida vem a Foz do Rio Itajaí com 2.110 casos. A região é composta por cinco municípios (Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha), que formam o núcleo metropolitano, além da área de expansão metropolitana composta por quatro municípios (Bombinhas, Itapema, Balneário Piçarras e Porto Belo).