“Cinesolarzinho” será nesta sexta em Bombinhas

O aguardado Cinesolarzinho, versão do cinema itinerante Cinesolar voltada exclusivamente para o público infantil e as famílias, será nesta sexta-feira, dia 4 de maio, em Bombinhas. Com programação de curtas metragens, as sessões – gratuitas e abertas ao público – serão na Escola Básica Municipal Pequeno Príncipe com exibição de filmes às 18h30 e 20h.

Lançado pela Brazucah Produções, com patrocínio da Águas de Bombinhas, o Cinesolarzinho leva séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. Durante o evento, acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável que apresenta curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica.

Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, o veículo do Cinesolarzinho viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção. Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.

“A proposta de trazer o projeto para Bombinhas é incentivar projetos incríveis como este que impactam o imaginário infantil e ajuda na formação cultural da comunidade onde estamos inseridos”, observa Raquel Helm, responsável pelos projetos sociais da Águas de Bombinhas.

O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Aegea, Águas de Penha, Prefeitura de Penha e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.